Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Denatran adia início do emplacamento padrão Mercosul para 17 de dezembro

Foto: Divulgação

O prazo para início do emplacamento de novos veículos com as placas do Mercosul foi adiado, nesta sexta-feira, para 17 de dezembro. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desta forma, atendeu aos pedidos dos órgãos de trânsito de vários Estados para estender a previsão, que era neste dia 1º.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) era um desses, tendo enviado requisição para implantar as novas placas a partir do dia 18. A justificativa era o baixo número de empresas aptas a confeccionar as novas placas. Até o momento, duas empresas podiam fabricar e 84 estampar os equipamentos obrigatórios.

A mudança do modelo das placas para unificar os veículos do Mercosul está prevista em regramento federal – resoluções 729, 733 e 745 do Contran. A placa será obrigatória somente para os veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (por perda, por exemplo). Os demais não terão data limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual (cinza).

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também