Giro do Vale / Economia / País

Patrões têm até esta quinta para pagar a segunda parcela do 13º

Primeira parcela da remuneração adicional deveria ter sido depositada até o dia 30 de novembro deste ano

Os patrões têm até esta quinta-feira, dia 20, para pagar a segunda parcela do 13º salário aos funcionários. A primeira metade da gratificação foi paga até 30 de novembro deste ano.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a estimativa é de que o pagamento do 13º salário vai injetar R$ 211,2 bilhões na economia nacional até o final deste ano e que o número de profissionais aptos a receber em 2018 supera em 0,6% o número de beneficiados no ano passado, quando 83,3 milhões de trabalhadores tiveram o direito à remuneração adicional.

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam as duas parcelas do 13º até o dia 7 de dezembro deste ano. Quem não receber a remuneração adicional até a data limite pode procurar ajuda no Ministério do Trabalho. A pasta afirma que estes brasileiros devem procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer a reclamação.

Outra opção é buscar orientação do sindicato da categoria, para entender qual providência tomar. Segundo o Ministério, “a empresa que não fizer o pagamento no prazo pode ser autuada por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e pagar multa pela infração”.

O 13º salário é um benefício pago a todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano vigente e que não tenha sido demitido por justa causa. Quem trabalhou todos os dias do ano tem direito a 100% do 13º, enquanto os outros receberão o valor proporcional ao tempo trabalhado.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Apostas podem ser feitas nas casas lotéricas até às 19h

Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo

País vai agora iniciar um plano com duração de um ano para retomar o status