Giro do Vale / Estado / Geral

RS deve ter temperatura de 39ºC nesta terça-feira

A máxima está prevista para a Região Metropolitana

Foto: Divulgação

Depois do frio atípico que marcou o início de dezembro, o Rio Grande do Sul deve experimentar tardes de calor intenso nos próximos dias. Para a terça-feira, dia 11, a temperatura mais alta é esperada na Região Metropolitana, onde os termômetros vão se aproximar de 40°C. A máxima deve ocorrer em Alvorada, com 39°C.

Em Porto Alegre, a previsão também é de temperatura alta. Os termômetros podem variar entre 21°C e 36°C na Capital. Em todo o Estado, a terça-feira amanhece com marcas acima de 20°C. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, deve registrar 24°C já nas primeiras horas do dia.

— A exceção é a Serra, onde o dia começa com temperatura amena em relação às outras regiões. A mínima é esperada em Bom Jesus, com 14°C — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.

À tarde, a temperatura ultrapassa 30°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Além da Região Metropolitana, devem ter uma tarde quente nesta terça-feira cidades como Alegrete, na Fronteira Oeste, com 36°C, Quaraí, na Campanha, com 35°C, e Santa Maria, na Região Central, com 34°C.

No extremo Sul e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o aumento da nebulosidade ao longo do dia deve provocar pancadas de chuva isoladas no fim da tarde. De acordo com a Somar Meteorologia, a instabilidade é causada pela entrada de uma frente fria na Metade Sul e deve distribuir chuva por todo o Estado na quarta-feira, dia 12, com risco de temporal e granizo.

— Esse sistema se forma na terça-feira e avança principalmente na quarta, causando bastante chuva no Rio Grande do Sul. Como a frente fria desvia muito rápido para o oceano, ela não tem força suficiente para fazer a temperatura cair. Por isso, o calor deve persistir mesmo após a sua passagem — explica Guerra.

 

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Indivíduo estava escondido na casa de parentes em Tramandaí

As alíquotas não foram divulgadas pelo banco

Ao retornar do banheiro o jovem não encontrou mais o aparelho

Volume de chuva deve ser menor, mas ainda há risco de pancadas isoladas mais fortes