Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 16 de abril de 2024

RS tem alerta de chuva intensa, granizo e vento de até 100 km/h nesta quarta-feira

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

Após o Rio Grande do Sul registrar uma terça-feira, dia 11, de calor intenso, a chuva retorna de forma generalizada ao RS durante esta quarta-feira, dia 12. Na maior parte do Estado, a precipitação ocorre sem grande intensidade, porém a formação de instabilidades no interior do continente potencializam os núcleos de chuva na metade sul gaúcha. Em áreas do extremo sul, os acumulados devem ser bastante expressivos, enquanto que no oeste do RS há potencial para temporais com ventos fortes e queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta informando sobre a possibilidade de chuva em grandes acumulados, ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo para as áreas da Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões e Litoral. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O comunicado é válido até a próxima quinta-feira, dia 13.

O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

De acordo com a Somar Meteorologia, apesar do retorno da chuva, ainda faz muito calor em todo o Rio Grande do Sul devido aos ventos que sopram do quadrante norte.

Precipitações seguem na quinta-feira

A chuva não dá trégua e a quinta-feira, dia 13, será mais um dia de tempo instável, com pancadas de chuva, mas também com calor e tempo abafado no Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, os maiores acumulados se espalham pela fronteira com o Uruguai, além da faixa leste, inclusive em Porto Alegre. No entanto, a chuva, apesar de persistente, ocorre em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol. Em áreas do oeste, centro e Região Metropolitana, não se descarta o risco para temporais com ventos fortes e até com queda de granizo. É somente no noroeste gaúcho que o potencial para chuva forte é menor e as pancadas ocorrem de forma pontual.

 

GaúchaZH

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também