Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio goleia o Juventude e assume a liderança do Gauchão

Tricolor venceu de forma tranquila na estreia dos titulares

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio agradou a sua torcida na estreia dos titulares na temporada. Com dois gols de Jael e um de Maicon, o Tricolor goleou o Juventude por 3 a 0 na noite desta segunda-feira na Arena e assumiu a liderança do Campeonato Gaúcho.

Com a vitória, o Grêmio tem os mesmos sete pontos do Caxias, mas leva vantagem no saldo de gols – 7 contra 4. O Tricolor volta a campo na quinta-feira, às 21h15min, para enfrentar o São Luiz, na Arena. O Juventude, que tem apenas três pontos e está em oitavo lugar, recebe o Brasil de Pelotas no Alfredo Jaconi também na quinta.

Marinho se destaca entre os titulares

Renato Portaluppi escalou os titulares pela primeira vez no Gauchão para enfrentar o Juventude no primeiro compromisso diante da torcida no ano. As ausências ficaram por conta dos argentinos Kannemann, com um desconforto muscular, e Montoya, ainda trabalhando a parte física. Os escolhidos para entrar na equipe foram Paulo Miranda e Marinho, que acabou sendo o grande nome tricolor no primeiro tempo. Chamou atenção ainda a decisão de Renato de usar Júlio César no gol com Paulo Victor ficando no banco.

O primeiro tempo entre Grêmio e Juventude teve um ritmo lento. E quem destoou disso foi Marinho. O atacante mostrou iniciativa para impor velocidade e partir para cima da defesa adversária desde o começo do jogo. Logo aos 3 minutos, ele cavou uma falta na entrada da área e tentou direto na cobrança obrigando Marcelo Carné a fazer a defesa. Depois, ele sofreu a falta e novamente bateu, mas aí tentou achar um companheiro na área com o cruzamento. A defesa do Juventude foi bem e tirou o perigo.

Diferente do esperado, o Juventude não ficou apenas se defendendo na Arena. A equipe da Serra mostrou uma postura agressiva com a bola, principalmente pelos lados do campo, mas não conseguiu levar grande perigo a Júlio César, que fez apenas intervenções nos primeiros 45 minutos.

A estratégia de Luiz Carlos Winck começou a ruir aos 27 minutos. Ligado no jogo, Marinho aproveitou uma bobeira na saída de bola do Juventude e serviu Luan, que finalizou. O volante Gustavo Aprile conseguiu tirar no primeiro momento, mas a bola sobrou para Jael, que ajeitou e bateu para abrir o placar na Arena, 1 a 0.

Jael teve a chance de fazer o segundo após sofrer falta de Genílson na entrada da área. O centroavante assumiu a responsabilidade de bater e mandou por cima do gol no que foi a última finalização perigosa do Grêmio no primeiro tempo. O Tricolor fez valer a sua qualidade administrou a vantagem sem correr riscos até o intervalo.

Controle e vantagem ampliada

O Grêmio voltou para a etapa final com mudança na lateral direita: Léo Gomes no lugar de Léo Moura. Apesar da alteração, o Tricolor manteve no segundo tempo o ritmo do primeiro. A equipe gremista tinha muito controle do jogo com posse de bola e envolvia o Juventude, que sequer conseguia ameaçar o estreante Júlio César.

Bastava o Grêmio acelerar um pouco para levar perigo. Aos 7, Everton fez uma linda arrancada e tocou para Luan. O camisa 7 finalizou da entrada da área e mandou perto. Logo depois, Marinho tentou duas vezes, mas sem sucesso. Na primeira, ele chutou cruzado de pé direito e mandou ao lado do gol. Depois, tentou com a perna boa, a esquerda, e a defesa do Juventude conseguiu travar.

O segundo gol do Grêmio veio em lance parecido com o primeiro – e no mesmo minuto. Após ser apertada, a defesa do Juventude errou na saída de bola. Everton cruzou para Maicon, que de um toque de calcanhar para deixar Jael com o gol aberto para marcar: 2 a 0 aos 27.

Logo após o segundo gol, Renato Portaluppi fez as duas últimas mudanças no time. Jean Pyerre entrou no lugar de Luan e Felipe Vizeu foi chamado para estrear com a camisa do Grêmio na vaga do artilheiro da noite, Jael.

A dupla Jean Pyerre e Vizeu entrou ligada na partida e fez a jogada do terceiro gol. Já aos 45, Jean Pyerre deu um belo lançamento para Vizeu, que cruzou para o meio da área, onde Maicon, sozinho, empurrou para as redes para decretar a goleada de 3 a 0 na Arena.

Gauchão 2019 – 3ª Rodada

Grêmio – 3

Júlio César; Léo Moura (Léo Gomes), Pedro Geromel, Paulo Miranda e Bruno Cortez; Michel, Maicon; Marinho, Luan (Jean Pyerre), Everton; Jael (Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi.

Juventude – 0

Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Victor Salinas e Lucas Pavone; Rafael Jataí (Bruno Camilo), Gustavo Aprile, Breno, Moisés (Gabriel) e Dalberto; Dionas Bruno (Denner). Técnico: Luiz Carlos Winck.

Gols: Jael (27min/1T-27/2T), Maicon (45min/2T)

Cartões amarelos: Rafael Jataí (JUV)

Árbitro: Érico Andrade, Aprile

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Caminhão atingiu a traseira do carro durante a ação

Mínimas devem ficar perto de 0°C em algumas regiões do Estado

Condutor foi arremessado para fora de veículo, após perder o controle do carro e colidir em uma árvore

Contribuintes com contas ativas nos bancos recebem por depósito automático