Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Saúde

Material médico veterinário é descartado de forma irregular próximo a barragem

Equipe da Secretaria da Saúde recolheu o conteúdo, após receber denúncia do descarte de produtos perfuro-cortantes, contaminantes e medicamentos

Foto: Fernando Dias / Divulgação

Após receber uma denúncia do descarte irregular de produtos perfuro-cortantes, contaminantes e medicamentos, a Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul fez o recolhimento do material na manhã desta sexta-feira, dia 18.

O conteúdo foi descartado ao lado da rodovia ERS-129, próximo ao acesso principal da Barragem Eclusa. O material, descartado de forma irregular, foi recolhido pelo Secretário Paulo Marmitt. Haviam embalagens de medicamentos veterinários, seringas, luvas, frascos e gazes.

Conforme Marmitt, o material recolhido será entregue à empresa responsável pela coleta deste tipo de resíduo no município. “Pedimos a atenção da população que utiliza estes medicamentos para que não façam o descarte no meio ambiente. O material residual como o que foi encontrado precisa ser descartado corretamente no estabelecimento onde foi adquirido, para que não polua o meio ambiente”, alertou.

Foto: Fernando Dias / Divulgação

O secretário destacou ainda que este tipo de descarte irregular pode colocar em risco a saúde da população. “Qualquer criança ou pessoa poderia ter contato com estes materiais, causando-lhes algum tipo de contaminação ou doença. Caso alguma pessoa seja flagrada cometendo este tipo de atitude, ela será multada e poderá responder criminalmente por infração ambiental”, frisa.

Ele falou ainda que este foi um caso isolado, mas que irá trabalhar para tentar identificar o responsável pelo descarte irregular.

O município possui contrato com uma empresa especializada para o descarte correto dos materiais utilizados nas Unidades de Saúde do Município, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

AI Prefeitura

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Comentários

  1. Jeferson disse:

    Tem tarjas e só ver de que loja veio Eles saberão informa o comprador por uma quantidade grande e específica de um medicamento usado pra tétano que e contagioso ao ser humano e com certeza não foi largado por uma pessoa leiga pela guantidade e de pesifico remedio

  2. Anônimo disse:

    Sim, e onde estão os equipamentos de proteção individual do pessoal que foi recolher esse material???

  3. Valquiria disse:

    Além de alguma criança que estivesse brincando por aí poder ter acesso e ser infectada, imaginem se dá uma enchente e leva este material até o leito do rio, ferindo pescadores ou banhistas? Com certeza quem descartou pode ser descoberto a partir dos lotes das embalagens, isso precisa ser punido.

Publicidade

Últimas Notícias

Condutor de 26 anos saiu ileso do acidente

Ao menos 450 pessoas ficaram feridas na série de atentados contra igrejas e hotéis de luxo

A chuva deve se concentrar do Centro para o Norte do Estado

Crime teria ocorrido na frente do filho da vítima, e seu companheiro é o principal suspeito