Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Material médico veterinário é descartado de forma irregular próximo a barragem

Foto: Fernando Dias / Divulgação

Após receber uma denúncia do descarte irregular de produtos perfuro-cortantes, contaminantes e medicamentos, a Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul fez o recolhimento do material na manhã desta sexta-feira, dia 18.

O conteúdo foi descartado ao lado da rodovia ERS-129, próximo ao acesso principal da Barragem Eclusa. O material, descartado de forma irregular, foi recolhido pelo Secretário Paulo Marmitt. Haviam embalagens de medicamentos veterinários, seringas, luvas, frascos e gazes.

Conforme Marmitt, o material recolhido será entregue à empresa responsável pela coleta deste tipo de resíduo no município. “Pedimos a atenção da população que utiliza estes medicamentos para que não façam o descarte no meio ambiente. O material residual como o que foi encontrado precisa ser descartado corretamente no estabelecimento onde foi adquirido, para que não polua o meio ambiente”, alertou.

Foto: Fernando Dias / Divulgação

O secretário destacou ainda que este tipo de descarte irregular pode colocar em risco a saúde da população. “Qualquer criança ou pessoa poderia ter contato com estes materiais, causando-lhes algum tipo de contaminação ou doença. Caso alguma pessoa seja flagrada cometendo este tipo de atitude, ela será multada e poderá responder criminalmente por infração ambiental”, frisa.

Ele falou ainda que este foi um caso isolado, mas que irá trabalhar para tentar identificar o responsável pelo descarte irregular.

O município possui contrato com uma empresa especializada para o descarte correto dos materiais utilizados nas Unidades de Saúde do Município, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

AI Prefeitura

Compartilhe:

Comentários

  • Jeferson
    18 janeiro, 2019

    Tem tarjas e só ver de que loja veio Eles saberão informa o comprador por uma quantidade grande e específica de um medicamento usado pra tétano que e contagioso ao ser humano e com certeza não foi largado por uma pessoa leiga pela guantidade e de pesifico remedio

  • Anônimo
    18 janeiro, 2019

    Sim, e onde estão os equipamentos de proteção individual do pessoal que foi recolher esse material???

  • Valquiria
    19 janeiro, 2019

    Além de alguma criança que estivesse brincando por aí poder ter acesso e ser infectada, imaginem se dá uma enchente e leva este material até o leito do rio, ferindo pescadores ou banhistas? Com certeza quem descartou pode ser descoberto a partir dos lotes das embalagens, isso precisa ser punido.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também