Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil prende seis integrantes de facção criminosa, em Venâncio Aires

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil, em ação do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), em conjunto com a Delegacia de Venâncio Aires e Draco de Santa Cruz do Sul, deflagrou nesta quarta-feira, dia 30, a Operação Longa Manus em repressão ao tráfico de drogas ilegais em pontos de venda no interior do Estado. Foram presas seis pessoas, duas delas reclusas no sistema penitenciário.

As ações se concentraram no município de Venâncio Aires contra uma organização criminosa com berço no Vale dos Sinos e que estaria atuando na região do Vale do Rio Pardo. Foram cumpridas um total de 17 ordens judiciais, sendo seis de prisões temporárias e 11 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos, maconha, localizados nas residências alvo, além de um simulacro de pistola, celulares, material utilizado para embalar entorpecentes e anotações de contabilidade do tráfico de drogas.

Segundo o delegado Thiago Bennemann, as investigações realizadas nas últimas semanas revelaram que o grupo criminoso é responsável pela oferta de drogas em localidades de Venâncio Aires, atuando como um dos braços de facção com origem na região metropolitana do Estado, exercendo o controle de diversos pontos de distribuição de drogas em locais estratégicos da região. Bennemann destaca que foi um trabalho de investigação complexo, objetivando identificar líderes, gerentes e integrantes do grupo responsáveis pela venda direta da droga ao mercado consumidor, mapear o funcionamento do esquema criminoso e agir contra as facções criminosas atuando no interior do Estado.


“A Operação Longa Manus visa à desarticulação do tráfico na região do Vale do Rio Pardo e o enfrentamento da expansão de facção criminosa com atuação na Capital para o interior do Estado”, esclareceu o diretor de Investigações do Denarc, delegado Carlos Wendt.

Segundo o Diretor do Denarc, delegado Vladmir Urach, operações de combate ao tráfico de drogas em conjunto com outros órgãos policiais deverão ocorrer com regularidade, visando o desmantelamento de grupos criminosos organizados que operam também no interior do Estado.

Cerca de 35 policiais do Denarc, Grupamento de Operações Especiais – GOE, DP de Vanâncio Aires, Draco e 2ª DP de Santa Cruz do Sul participam do cumprimento das diligências nos bairros Brands, Harmonia e Vila Mariante, no município de Venâncio Aires.

Polícia Civil

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também