Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Placas de veículos agora são estampadas em Bom Retiro do Sul

Samuel Luís e Tiago Delwing Pedroso, sócios proprietários da Placar. (Foto: Juliano Beppler)

Bom Retiro do Sul agora conta com a Placar. A empresa credenciada ao Detran-RS, abre uas portas nesta terça-feira, dia 8, etrabalha com estampagem de placas veiculares no novo padrão Mercosul. Este serviço sendo oferecido no município, agiliza o processo de emplacamento e liberação dos veículos, junto ao CRVA. O escritório fica localizado na Rua Senador Pinheiro Machado, nº 1353, sala 01, no Centro de Bom Retiro do Sul, próximo à Brigada Militar. O horário de atendimento será das 08h30min às 12h e das 13h30min às 17h. Os telefones de contato são (51) 996-009-685 ou (51) 999-314-991.

Novo modelo de placa, no padrão Mercosul. (Foto: Divulgação)

Padrão Mercosul

Conforme o DetranRS, como o padrão Mercosul já está em uso no Estado, não haverá reversão para os modelos de placas anteriores. O Departamento alerta, inclusive, que as placas no formato antigo nem são mais fabricadas pela rede credenciada no Rio Grande do Sul. Ou seja: quem precisar emplacar o carro no Estado, continuará tendo de adotar o padrão Mercosul.

Quem precisa trocar?

Somente precisarão colocar a placa Mercosul os veículos novos (1º emplacamento), veículos em processo de transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria; e ainda, aqueles que tiverem necessidade de substituição das placas, como avarias, perdas e furtos. Os demais veículos não terão data-limite para adaptação e poderão circular com as placas atuais (placa cinza) normalmente.

O que muda?

Hoje em dia, o Brasil segue um estilo de identificação composto por três letras, quatro números, sigla do estado e o nome da cidade. Com o novo modelo, a placa será composta por quatro letras e três números que não seguirão uma ordem fixa. Os veículos que já possuem placas e forem aderir ao novo modelo terão apenas a alteração do segundo número da placa por uma letra.

As novas placas também contarão com QR Code – código individual e chip para proporcionar maior segurança, evitando fraudes.

O procedimento de emplacamento

  1. Proprietário procura um CRVA para o serviço que deseja. Lembrando que o procedimento para emplacamento sempre começa e termina no CRVA.
  2. Se envolver mudança de placa, será fornecida autorização para confecção das mesmas.
  3. Com a autorização, o dono do veículo deve procurar a empresa estampadora credenciada e solicitar a confecção da placa. Com a placa em mãos, volta ao CRVA para fazer a colocação no veículo e a conclusão do processo.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Comentários

  • Jair José hauschild
    7 janeiro, 2019

    Parabéns Tiago e Luiz isso precisava mesmo!

  • Isabel C.Reis
    8 janeiro, 2019

    Parabéns pela brilhante idéia. A comunidade precisa e Bom Retiro deve ter pessoas com idéias novas.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também