Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Veranópolis com dois gols de Marinho

Tricolor garantiu matematicamente a classificação para a segunda fase do Gauchão

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio venceu o Veranópolis de forma natural por 2 a 0 na noite desta segunda-feira na Arena em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Gaúcho. Marinho marcou os dois gols do Tricolor, que jogou quase em ritmo de treino diante do lanterna do Gauchão.

Com a vitória, o Grêmio garantiu matematicamente a classificação para as quartas de final do estadual. Único invicto, o Tricolor tem uma campanha de seis vitórias e dois empates em oito rodadas. A equipe de Renato Portaluppi tem o melhor ataque com 23 gols marcados e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido. Mas agora o foco muda para a Libertadores. O próximo compromisso do Grêmio será a estreia na competição, no dia 6 de março diante do Rosario Central na Argentina.

Grêmio joga para o gasto e abre o placar

O confronto entre Grêmio e Veranópolis reuniu times em situações completamente opostas no Campeonato Gaúcho. De um lado, o líder Tricolor de campanha invicta, com melhor ataque e melhor defesa. Do outro, um VEC sem nenhuma vitória ainda e na lanterna do estadual. A diferença entre as duas equipes ficou clara desde o começo da partida. O Grêmio nem precisou apresentar uma grande atuação para ter o domínio completo do jogo. O Tricolor teve a posse de bola rondando os 70% ao longo de todo o primeiro tempo e Paulo Victor fez apenas intervenções nos primeiros 45 minutos.

O domínio do Grêmio, porém, não se refletiu em muitas chances de gol. O Tricolor em alguns momentos tocou a bola sem muita objetividade. As primeiras finalizações foram de Everton e Marinho, mas para defesas tranquilas de Reynaldo.

Marinho, por sinal, era o jogador mais aceso na partida. O atacante chamava para si a responsabilidade de tentar criar espaços na marcação do Veranópolis e foi cavando faltas próximo da área adversária. A iniciativa de Marinho acabou premiada aos 28 minutos. Maicon apareceu pelo lado esquerdo e fez um bonito cruzamento em curva. Marinho se antecipou a Iago e cabeceou para abrir o placar na Arena.

Mesmo com o gol do Grêmio, o Veranópolis seguiu marcando no seu campo e quase não saiu ao ataque. Uma rara tentativa ocorreu com Juba, que arriscou da intermediária e mandou para fora aos 33. Aos 41, Juba tentou de novo em cabeçada, que saiu fraca e Paulo Victor pegou sem muita dificuldade. O Grêmio ainda chegou mais duas vezes no primeiro tempo em faltas batidas por Luan, mas Reynaldo faz a defesas em ambos lances.

Marinho marca mais um e define a vitória

O Grêmio voltou sem mudanças para o segundo tempo. No Veranópolis, o técnico Hélio Vieira mexeu no ataque com Túlio Renan no lugar de Macena. Túlio Renan mostrou iniciativa nos primeiros minutos. Aos 3, ele partiu para cima da marcação de Michel, passou e conseguiu a finalização para a primeira defesa de maior dificuldade de Paulo Victor na partida.

A tentativa de reação do Veranópolis, contudo, durou pouco. Aos 9, Marinho voltou a aparecer. Ele recebeu na direita e cruzou em curva, a bola passou pelos zagueiros e enganou o goleiro Reynaldo, 2 a 0 para o Tricolor.

Se o Grêmio já não tinha acelerado muito no primeiro tempo, com o segundo gol de Marinho o ritmo ficou mais lento na etapa final. O Tricolor manteve o controle com muitas trocas de passes sem tanto objetivo. Os jogadores do Veranópolis apenas corriam atrás da bola e só conseguiam tocar nela para fazer os cortes quando o Grêmio tentava uma jogada de infiltração com passe ou cruzamento para a área.

Com o cronômetro passando dos 30 minutos, Renato Portaluppi usou o banco. Primeiro, Jean Pyerre e Montoya entraram nos lugares de Luan e Marinho. Depois, Maicon saiu para a entrada de Matheus Henrique. Com três novos jogadores, o Grêmio deu uma acelerada no ritmo. Aos 37, Everton recebeu na entrada da área e arriscou um chute que passou perto da trave esquerda de Reynaldo. Nos acréscimos foi a vez de Matheus Henrique chutar e o gol não saiu por boa defesa do goleiro do VEC.

O placar já estava definido com 2 a 0, graças aos gols de Marinho, o destaque da noite na Arena.

Gauchão – 8ª Rodada
Grêmio 2

Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon (Matheus Henrique); Marinho (Montoya), Luan (Jean Pyerre), Everton; Felipe Vizeu. Técnico: Renato Portaluppi.

Veranópolis 0
Reynaldo; Bovi, Geninho, Negretti, Iago (Léo); Fabrício, Darlan, Eduardinho (Kaio), Talltes Cunha; Juba, Macena (Túlio Renan). Técnico: Hélio Vieira.

Gols: Marinho (28min/1T-9min/2T)
Cartões amarelos: Iago, Negretti (VEC)
Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Michael Stanislau e Maíra Mastella Moreira
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Também foram encontradas aproximadamente 20 buchas de crack, bem como dinheiro trocado, característico do tráfico de drogas

Estrutura tem condição de grave e iminente risco à saúde e à integridade física dos 353 trabalhadores

Criminosos, um homem e quatro mulheres, são de Porto Alegre