Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Abril começa com calor e chuva passageira em alguns pontos do RS

O primeiro dia de abril terá sol e variação de nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, o vento que ingressa mais quente do quadrante Norte favorece a elevação da temperatura e faz calor à tarde.

O aquecimento associado a umidade pode gerar instabilidade isolada e passageira, sobretudo, na Metade Oeste que, em geral, será de baixos acumulados. Não se afasta a possibilidade de nevoeiros com redução da visibilidade no começo da manhã. No Litoral o vento segue persistente e rajadas moderadas poderão ocorrer a qualquer hora do dia.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Alegrete e 33°C em Santa Rosa. No Vale do Taquari, os termômetros variam entre 18°C e 31°C.

Nesta semana, a passagem de sistemas meteorológicos pelo Estado irá propiciar um período de tempo mais úmido com alternância entre dias de sol e chuva no RS. Na segunda e terça, o sol predomina e a temperatura fica alta, com sensação de abafamento. O vento ingressa do quadrante Norte com intensidade fraca e mantém a chegada de ar quente nos baixos níveis da atmosfera o que pode gerar instabilidade isolada.

Na quarta, uma frente fria passa pelo oceano e ajuda a organizar áreas de instabilidade sobre o continente com previsão de muitas nuvens e pancadas esparsas de chuva. Em geral, a chuva ocorre com baixos acumulados. Já entre a quinta e a sexta uma intensa frente fria associada a um sistema de baixa pressão atmosférica se desloca pelo território gaúcho com previsão de chuva forte e temporais que podem provocar rajadas de vento, raios e queda isolada de granizo.

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também