Giro do Vale / Geral / Vale do Taquari

Trem dos Vales inicia atividades em agosto na região

Serão oito passeios em dois finais de semana entre os municípios de Guaporé e Muçum

Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira, dia 29, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) realizou o lançamento do Trem dos Vales, em Muçum. O projeto idealizado há 20 anos sairá do papel em agosto, quando inicia sua operação com viagens pela Ferrovia do Trigo, entre os municípios de Guaporé e Muçum, passando Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.

O primeiro passeio está marcado para o dia 31 de agosto, quando serão realizadas duas viagens de cerca de 46 quilômetros cada. Neste ano, serão oito passeios. A duração do percurso é de 2h30min. As saídas de Guaporé estão previstas para às 9h. Em Muçum, será às 14h. Em cada viagem tem capacidade para 457 passageiros.

O custo das passagens será de R$ 95 e haverá venda on-line pelo site da Amturvales (www.amturvales.com.br) e da Ihtur Operadora (ihtur.com.br) . Os pontos de venda físicos serão divulgados em breve. A compra poderá ser efetuada em dinheiro e no cartão de crédito ou débito.

Para o coordenador do projeto, Rafael Fontana, o trem turístico vai incrementar significativamente o fluxo de turistas na região. “O Vale do Taquari tem estruturado diversos roteiros e atrativos turísticos que já recebem visitantes de diversas partes do sul do país.”

O lançamento contou com a presença de prefeitos da região, com representantes das parceiras do projeto, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo, que ressaltaram o potencial turístico da região e também parabenizaram a união em prol do projeto.

É um passo importante para a região que avança para implementar um passeio definitivo, no trajeto entre Estrela e Guaporé, passando por Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados, possibilitando que os turistas contemplem as belezas naturais da região, bem como a arquitetura e cultura da colonização alemã e italiana.

O Trem dos Vales abre espaço para novas atividades comerciais, como artesanato, produtos hortifrutigranjeiros, de agroindústrias e de prestação de serviços, além de oportunizar a divulgação da cultura das comunidades envolvidas e a preservação da história da nossa gente, bem como potencializar o mercado do turismo na região.

Um dos objetivos é também captar investidores externos atraídos pela estrutura organizacional formada, mostrar para todos o senso de coletividade e associativismo em torno de projetos de desenvolvimento na região e fortalecer a economia regional, estimulando o empreendedor local a novos investimentos, realimentando o ciclo produtivo.

Além da entidade regional, da ABPF e da Rumo, o Trem dos Vales tem a parceria das prefeituras de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.

Datas dos passeios

31 de agosto (sábado) – 2 passeios
01 de setembro (domingo) – 2 passeios
07 de setembro (sábado) – 2 passeios
08 de setembro (domingo) – 2 passeios

As vendas iniciam no dia 15 de junho on-line através dos sites:

Amturvales – https://amturvales.com.br
Ihtur Operadora – https://ihtur.com.br

Mais informações pelo telefone (51) 3751-3777.

Amturvales

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Temperatura não deve ultrapassar os 28ºC no Vale do Taquari

Agência informou que imunizante não cumpre requisitos mínimos para aplicação emergencial

Homem de 83 anos conduzia um Fusca quando atropelou o jovem de 20 anos.

Apenas Caxias do Sul recebeu bandeira laranja na 37ª rodada do Distanciamento Controlado