Giro do Vale / Geral

Domingo será de sol no Rio Grande do Sul

Destaque será para o frio no Sul gaúcho

Foto: Divulgação

O sol predomina no Rio Grande do Sul neste domingo, a despeito da presença de nuvens em diversas regiões. O destaque será para o frio no Sul gaúcho, em especial na fronteira com o Uruguai e na Campanha, para onde se prevê geada e mínimas mesmo perto de 0ºC em alguns pontos. Esse pulso de ar não consegue avançar pelo Estado e o amanhecer na Metade Norte tem mínimas amenas bem mais altas que as do Sul gaúcho. A tarde, por sua vez, vai ser agradável em todas as regiões do Estado.

Próxima semana terá temperatura elevada

Junho está fadado a terminar como mais um mês de temperatura acima da média em grande parte ou todo o Rio Grande do Sul. E o que vai ocorrer na próxima semana vai ser determinante. Na sexta, a temperatura já chegou a 27ºC nos vales. Agora, no fim de semana, um pulso de ar polar tangencia a Metade Sul gaúcha entre sábado e domingo.

Só que ar mais quente retorna no começo da semana ao Estado. Isso porque se espera que se estabeleça um padrão de bloqueio atmosférico. Com isso, grande massa de ar seco vai cobrir extensa área do Brasil e avançará até o Sul do Brasil. Com isso, frentes frias não conseguirão avançar pelo Sul do Brasil. A instabilidade, assim, deve se concentrar sobre o Uruguai e atingir parte do Rio Grande do Sul, notadamente o Oeste e o Sul.

O Sul do país, assim, terá predomínio de tempo seco e com temperatura elevada por vários dias seguidos. O mapa acima mostra a projeção de anomalia de temperatura do modelo canadense pra metade da semana que vem e são observadas marcas acima a muito acima da média. Em síntese, o Sul e parte do Oeste semana que vem devem ter alguns períodos de chuva enquanto a Metade Norte gaúcha tende a ter o predomínio de tempo firme com temperatura alta e tardes até de calor em pleno junho. Santa Catarina e Paraná, então, terão tempo ainda mais seco e igualmente marcas acima do normal.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Vítima costumada ajudar o acusado com roupas e comida. Ele acessou a casa com consenso da dona, e teria se masturbado sob a roupa

Vítima foi atingida por tiros na cabeça, após discussão em casa noturna

Um dos criminosos foi preso às margens do rio após cerca de duas horas de buscas