Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Força-tarefa interdita frigorífico venâncio-airense por riscos graves

Foto: Divulgação / MPT

O frigorífico Kroth de Venâncio Aires, recebeu, na quinta-feira, dia 13, termo de interdição imediata de 17 máquinas, setores e serviços, acompanhado de laudo técnico, devido à condição de grave e iminente risco à saúde e à integridade física dos 353 trabalhadores. As informações constam no site do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A interdição paralisa a fábrica, que foi autorizada a terminar o processamento dos animais já dentro da planta. A empresa também recebeu relatório de inspeção do Ministério. Chamou atenção o fato deterem sido identificados 224 acidentes de trabalho não notificados pela indústria.

A interdição, pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia (ME), e a proposição de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com indenização por dano moral coletivo, pelo MPT, resultam da 53ª operação da força-tarefa estadual dos frigoríficos gaúchos, realizada de segunda até a quinta-feira.

A empresa abate 291 bovinos por dia e o relatório de inspeção do MPT indicou irregularidades em todos os setores da produção, dos currais à expedição. Após a reunião dos integrantes da operação da força-tarefa com a empresa, quando foi apresentada a interdição, o MPT realizou audiência administrativa com a direção do frigorífico. O Ministério apresentou proposta TAC.

A empresa dará sua resposta em nova audiência redesignada para o dia 15 de julho, na sede do MPT em Santa Cruz do Sul.

MPT

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também