Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

General Santos Cruz deixa o governo Bolsonaro

Foto: Divulgação

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz deixa nesta quinta ​o comando da Secretaria de Governo da Presidência da República, de acordo com fontes do Planalto. Esta é a primeira baixa da ala militar do governo. O motivo da saída ainda não foi divulgado. Santos Cruz é o terceiro ministro a deixar a gestão Bolsonaro, após as demissões de Gustavo Bebianno (Secretaria Geral) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação).

Santos Cruz vem sofrendo ataques do guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho, e críticas dos filhos do presidente. Mas era bem visto internamente, considerado um bom interlocutor, tendo sido recentemente elogiado pelo presidente nesta semana pela pela articulação política para a aprovação do PLN 4 no Congresso, dos créditos extras. 

Há cerca de um mês, em Dallas, Santos Cruz disse ao R7 Planalto que estava confortável no governo, apesar da crise com a ala ideológica: 

“Não estou preocupado com isso, tenho que estar focado no trabalho. É o que estou fazendo. Fora isso o restante é especulação, normal em política. A continuação [no cargo] é sempre uma prerrogativa do presidente. Eu trabalho normalmente, com honestidade e dedicação em qualquer situação”.

Nesta quinta, antes de ser informado da saída, Santos Cruz esteve no Senado, em audiência na Comissão de Transparência, onde defendeu a permanência do colega de Esplanada, Sergio Moro, no Ministério da Justiça.

“O juiz Sergio Moro é uma pessoa que está muito acima desse absurdo aí criminoso de invasão de privacidade de telefone. O ministro Sergio Moro presta um serviço ao Brasil incalculável na nossa história. Eu acho que não tem nada a considerar sobre risco para pessoa desse nível”, disse Santos Cruz, em referência ao vazamento de supostas conversas do ex-juiz em que daria conselhos sobre investigações da Lava Jato.

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também