Giro do Vale / Saúde / Teutônia

Teutônia tem dois casos de dengue autóctene confirmados

Segundo Vigilância em Saúde, as duas pessoas contraíram a doença no município

A Secretaria de Saúde de Teutônia confirma dois casos de dengue autóctene no município. Por este motivo, estão sendo intensificadas as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. A população também está sendo convocada a fazer a sua parte, para evitar uma epidemia da doença no município.

Conforme memorando emitido pela Vigilância em Saúde, um homem teve doença confirmada através de exames feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen) de Porto Alegre. Já uma mulher apresentou sintomas, sendo o caso encerrado, conforme orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), como caso confirmado por clínico epidemiológico, pois os sintomas são característicos de dengue.

A Vigilância em saúde alerta que os dois casos identificados no município são autóctenes, ou seja, as pessoas contraíram a doença dentro de Teutônia. E como há vários focos do Aedes aegypti confirmados no município, corre-se o risco destes vetores estarem infectados com a doença, podendo gerar uma epidemia.

A Secretaria de Saúde solicita que toda a comunidade colabore, de forma efetiva e coletiva, no combate e eliminação dos focos e criadouros do mosquito. Medidas urgentes de contingenciamento e controle estão sendo tomadas, como a aquisição de insumos, adequação das equipes e da estrutura física do ambiente de trabalho.

No entanto, a população deve contribuir ativamente no auxílio no combate ao mosquito. “É tarefa de todos o combate ao Aedes aegypti”, enaltece a Vigilância em Saúde. O paciente pode não apresentar nenhum sintoma ou apresentar sintomas leves e graves. Caso alguém suspeite que esteja com dengue, deverá o quanto antes procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Grupo Independente

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Agentes perceberam os presos tentando resgatar objetos no telhado do banheiro localizado no pátio

Caminhão atingiu a traseira do carro durante a ação

Mínimas devem ficar perto de 0°C em algumas regiões do Estado

Condutor foi arremessado para fora de veículo, após perder o controle do carro e colidir em uma árvore