Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Ex-presidente Lula é solto após 580 dias preso em Curitiba

Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto na tarde desta sexta-feira, após ordem juiz federal titular da 12ª Vara de Execuções Penais, Danilo Pereira Júnior. Ele deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, às 17h42min. Preso desde 7 de abril do ano passado por condenado pelos crimes de de lavagem de dinheiro e corrupção no caso do triplex do Guarujá, o petista teve a liberdade garantida um dia depois do Supremo Tribunar Federal (STF) decidir pelo fim da prisão após julgamento em segunda instância. Sua defesa entrou com o pedido de soltura nesta manhã.

• Leia a íntegra da decisão do juiz

Desde horas antes da soltura do ex-presidente, milhares de apoiadores de Lula, assim como lideranças do PT, já se aglomeravam em frente à sede da PF de Curitiba. No portão, diversos familiares o aguardavam. Ainda nesta sexta, ele irá para São Paulo, onde reside. Minutos depois, dirigiu-se ao um palco e as pessoas a sua frente cantaram o hino nacional. 

Defesa voltará a pedir nulidade do processo

O advogado Cristiano Zanin a defesa informou que também vai reiteirar o pedido para que o Supremo julgue os habeas corpus que pedem a nulidade de todo o processo do caso do triplex do Guarujá e a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que o condenou e hoje é ministro da Justiça.

Em julho de 2017, Moro condenou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionado ao processo do triplex do Guarujá. No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região analisou a apelação da defesa e aumentou a pena inicial para 12 anos e um mês de prisão, com início fechado. Também em 2018, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, após mais de 11 horas de sessão, por 6 a 5 negar Habeas Corpus, que se entregou em 7 de abril.

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também