Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Grêmio domina as ações e vence Gre-Nal 422

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O clássico Gre-Nal 422, na Arena, foi marcado desde o início pela superioridade de uma das equipes. Melhor durante quase a totalidade da partida, o Grêmio construiu com merecimento a vitória pelo placar de 2 a 0 na noite deste domingo, na Arena, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. No duelo, o goleiro Marcelo Lomba foi expulso no início do segundo tempo.

O Grêmio abriu o placar com Pedro Geromel, aos 33 minutos do primeiro tempo. De cabeça, marcou após cobrança de falta de Alisson. Aos 32 minutos da etapa final, Rômulo, de longe, fez 2 a 0, encobrindo Danilo Fernandes, que substituiu o expulso Lomba.

Com o resultado, o Grêmio chega a 50 pontos, na 5ª colocação, apenas 2 pontos atrás do São Paulo, primeira equipe no G4. Já o Inter estaciona nos 46 pontos, e caiu para 7ª colocação, devido à vitória do Athletico-PR. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o CSA, na Arena, às 21h, na quinta-feira. Já o Inter joga no mesmo dia, mas mais cedo, às 19h30min, diante do Ceará, no estádio do Castelão, em Fortaleza.

Grêmio domina e Geromel marca na etapa inicial

Pelo lado dos mandantes, a surpresa de Renato Portaluppi ficou por conta da escalação de Galhardo como titular da lateral direita. Léo Moura, que iniciou o jogo contra o Vasco, começou no banco de reservas. Já o técnico Zé Ricardo optou por começar o jogo sem D’Alessandro, com o trio de meias formado por Parede, Neílton e Wellington Silva. Na lateral-esquerda, a volta de Uendel foi forçada pela lesão de Zeca, que para por três semanas.

O jogo começou movimentado, com o Grêmio propondo as ações ofensivas. Apesar de ficar menos com a bola, o Inter conseguiu escapar em contra-ataques em velocidade, o que deu dinâmica ao confronto de parte a parte. A primeira boa chance do Grêmio veio cedo, logo aos 4 minutos: após cobrança de escanteio pelo lado direito, Luciano venceu a defesa e cabeceou firme, para boa defesa de Marcelo Lomba, que espalmou para escanteio.

Após um início com contragolpes, o Grêmio passou a dominar o jogo. Superior, passou a ficar de vez com a bola, neutralizando as poucas tentativas de ações ofensivas em resposta do Inter. Especialmente pelo lado esquerdo, com Everton bem superior a Bruno no duelo individual, o Tricolor levava vantagem e criava as melhores chances, finalizando com perigo.

A melhor chance do Inter surgiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento vindo da direita, a defesa do Grêmio rebateu para o meio da área. De primeira, Wellington Silva finalizou de perna direita, forte. O chute levou certo perigo a Paulo Victor, que só observou a bola sair.

A superioridade do Grêmio se traduziu em gol aos 33 minutos da etapa inicial. Após falta pelo lado esquerdo de ataque, Alisson levantou com precisão a bola na marca do pênalti. O zagueiro Pedro Geromel fez boa movimentação e subiu mais que a defesa colorada para cabecear à direita, fora do alcance de Marcelo Lomba, para fazer 1 a 0 na Arena.

Os minutos finais foram movimentados. Na frente de Wellington Silva, Galhardo falhou e viu o jogador do Colorado avançar com a bola dominada até a grande área. Para sorte do lateral tricolor, a defesa afastou. Na sequência do lance, em contra-ataque rápido, Diego Tardelli avançou, limpou para a perna esquerda e finalizou. O chute encontrou a cabeça de Victor Cuesta, que evitou que o Grêmio levasse vantagem ainda maior para o intervalo.

Lomba é expulso e Grêmio amplia

Para a segunda etapa, o técnico Zé Ricardo optou por uma mudança de peça para tentar modificar o cenário, de superioridade do Grêmio. Na linha de três meias, sacou Neílton, que fez primeiro tempo apagado, e colocou em campo o argentino D’Alessandro. Mas foi o Grêmio quem voltou oferecendo muitos riscos ao adversário. Logo a 1 minuto da etapa final, Everton puxou contra-ataque pelo lado esquerdo. Já próximo da grande área, soltou para Diego Tardelli, que avançou quase até a linha de fundo. Ele cruzou forte para achar de novo Everton dentro da área. O atacante finalizou na trave direita de Marcelo Lomba, e quase ampliou.

Aos 6 minutos, o lance capital do confronto: em bola lançada em profundidade para o atacante Luciano, ele saiu na cara do gol e tentou driblar o goleiro do Inter, que chegou a tocar a bola para fora da área. Na sequência do lance, Marcelo Lomba atingiu sem bola o jogador do Tricolor, em um carrinho duro. Mesmo com o bandeira flagrando o impedimento, prevaleceu a agressão, e o árbitro expulsou o jogador, que demorou a deixar o campo, inconformado com a marcação.

Com um a menos, Zé Ricardo colocou o goleiro Danilo Fernandes no lugar do também sumido Guilherme Parede, que pouco produziu ofensivamente. Com um a mais, o Grêmio passou a ficar ainda mais com a bola, administrando a vantagem e tocando a bola no campo do Inter. Mesmo diminuindo o ritmo e com o Inter apresentando ligeira melhora após a entrada de D’Alessandro, o Grêmio continuava criando as melhores chances de ampliar. Aos 25, Matheus Henrique chutou do bico direito da grande área, obrigando Danilo a fazer grande defesa. No rebote, Tardelli chutou de primeira e ela desviou em Rodrigo Moledo. Por muito pouco, a bola não acabou dentro do gol.

Aos 32, Rômulo definiu a vitória Tricolor. Pepê fez o passe para o volante, que havia entrado no segundo tempo, no lugar de Maicon. De fora da área, ele chutou forte para encobrir Danilo Fernandes e fazer o segundo. Após o gol, restou ao Grêmio administrar a vitória e esperar o apito final para garantir o 2 a 0 no Clássico Gre-Nal 422.

Brasileirão 2019 – 30ª rodada

Grêmio 2

Paulo Victor; Galhardo (Leo Moura), Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Rômulo), Matheus Henrique, Alisson, Everton e Luciano (Pepê); Diego Tardelli. Técnico: Renato Portaluppi

Inter 0

Marcelo Lomba; Bruno (Patrick), Rodrigo Moledo, Cuesta e Uendel; Lindoso, Edenilson, Parede (Danilo Fernandes), Neilton (D’Alessandro) e Wellington Silva; Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Gols: Geromel (33/1T) e Rômulo (32/2T)

Cartões amarelos: Maicon (Grêmio); Edenílson (Inter)

Cartões vermelhos: Marcelo Lomba (Inter)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também