Giro do Vale / Destaque / Política

Aprovada em 2º turno mudança na previdência e gratificações de servidores

Assembleia aprovou quatro projetos do pacote de Eduardo Leite entre a manhã e a tarde da quarta-feira, dia 29

Foto: Celso Bender / Agência ALRS

Avançou ainda mais o pacote do governo Eduardo Leite na Assembleia Legislativa. No início da noite desta quarta, os deputados aprovaram em segundo turno a PEC 285/2019, que altera artigos relacionados a vantagens e aposentadoria dos servidores. O resultado da segunda votação foi 36 votos favoráveis a 16 contra. O Piratini teve um voto a mais a favor. 

Dos projetos do pacote, a PEC era o único que necessitava ser aprovado em dois turnos. Além disso, demandava um maior número de votos – 33, o equivalente a dois terços do parlamento – para ir à sanção. 

A sessão seguiu e, em seguida, entrou em votação o PL 1/2020, que institui o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais. As propostas acerca dos servidores militares entrarão na pauta desta quinta-feira, terceiro dia de votação das sessões extraordinárias. 

Mais cedo, outros três projetos do pacote já haviam sido aprovados: o PL 500, que prevê a quitação de dívidas do Estado mediante dação em pagamento de seus imóveis dominicais; o PLC 2/2020, que altera o estatuto e regime jurídico único dos servidores públicos civis; e o PL 3/2020, que altera o Estatuto de Carreira do Magistério. 

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite comemorou as aprovações, algumas delas que tiveram negociações até quase a hora da votação. “Os deputados, especialmente os da base do governo, exerceram seu papel com muito diálogo, e construíram alterações pertinentes”, escreveu Leite.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Imunizante com aplicação única faz parte de promessa do governo americano de doar 80 milhões de vacinas a vários países

Prisão ocorreu durante patrulhamento preventivo na cidade.

Dois indivíduos foram flagrados quando arremessavam o material para o interior da casa prisional

Tricolor esteve na frente em duas oportunidades na Arena, mas se frustrou com o 2 a 2