Giro do Vale / Destaque / Saúde

Minas Gerais investiga possível caso de coronavírus

Epidemia já provocou 17 mortes e mais de 400 casos de contaminação na China

Foto: Divulgação

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais investiga um suposto primeiro caso de coronavírus em Belo Horizonte. A paciente, com suspeita da doença, está internada no Hospital Eduardo de Menezes, que é referência estadual para o atendimento de doenças infectocontagiosas. Ela esteve na região de Xangai, na China, de onde desembarcou em Belo Horizonte na semana passada. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ela apresenta sintomas compatíveis com doença respiratória viral aguda e, por isso, o caso foi tratado como suspeito. Ela no entanto, não apresenta sinal indicativo de gravidade clínica, mas está em observação. A paciente afirma que não esteve na região de Wuhan, onde o surto começou. A SES-MG providenciou exames para comprovar ou descartar o diagnóstico de coronavírus. 

As autoridades chinesas identificaram o novo coronavírus, que resultou em mais de 400 casos confirmados no país asiático. Há, pelo menos 17 vítimas fatais. O primeiro caso nos Estados Unidos foi anunciado nessa terça, após notificação de casos em Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan.

Sintomas e transmissão

Chamado de 2019-nCoV, o coronavírus causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar. É um tipo de pneumonia que é transmitida de pessoa para pessoa.

Parece ser uma nova cepa de um coronavírus que não havia sido previamente identificado em humanos — coronavírus são uma ampla família de vírus, mas poucos deles são capazes de infectar pessoas.

O período de incubação e a origem do vírus ainda não foram identificados. Porém, a fonte primária é provavelmente um animal, de acordo com a OMS. As autoridades chinesas vincularam o surto a um mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan, onde os primeiros casos foram registrados.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Ao todo, R$ 428,2 serão disponibilizados para beneficiários do programa com final 6 do Número de Identificação Social (NIS)

Máximas devem ficar na casa dos 30°C em boa parte do Estado

Pepê marcou o único gol na vitória do Tricolor, que agora divide com o rival a liderança do grupo E da competição

Com ele foi encontrada quantidade de crack, cocaína, maconha, e dinheiro