Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo confirma primeiro caso do novo coronavírus no Brasil

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Divulgação)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou na manhã desta quarta o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Feita no Instituto Adolfo Lutz, a contraprova do teste do paciente de 61 anos, que voltou de uma viagem da região da Lombardia, norte da Itália, deu positivo. É o primeiro caso registrado na América Latina. O paciente está em isolamento domiciliar, em São Paulo, até que cessem os sintomas da doença. 

Ao retornar da viagem, na última sexta-feira, dia 21, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza). 

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira, dia 24, o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse hoje o ministro.

Lista de passageiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença.

“O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito”, diz a nota da Anvisa.

A Agência reforça o alerta para as pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados e apresentarem febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, que procurem atendimento médico de imediato e informem ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.

Na segunda-feira, dia 24, o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19. Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também