Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Inter vence o Novo Hamburgo e garante vantagem na semifinal no Gauchão

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação

Em uma tarde que virou noite por conta do temporal que chegou a Porto Alegre, o Inter venceu o Novo Hamburgo no Beira-Rio e confirmou o primeiro lugar no grupo A do Campeonato Gaúcho. A posição garante o jogo da próxima fase no estádio Beira-Rio. Sob forte chuva, o lateral Heitor e o atacante Marcos Guilherme marcaram os gols na vitória por 2 a 0 – foram os primeiros deles com a camisa do Colorado.

Como já estava com a vaga garantida para as semifinais do torneio, o técnico Eduardo Coudet escalou uma equipe alternativa, de olho na partida de volta da pré-Libertadores contra a Universidad de Chile. Sem nenhum gol marcado na competição, o time da região metropolitana levou pouco perigo a Marcelo Lomba, que foi pouco testado. Mas  conseguiu um gol anulado pela arbitragem por impedimento. Bem armado na defesa e com imposição física, dificultou o trabalho ofensivo do Colorado, que demorou a conseguir encontrar espaços. Quando achou, sobraram oportunidades. Sarrafiore carimbou a trave duas vezes e desperdiçou outra de dentro da área antes de Heitor abrir o marcador. 

No segundo tempo, o gramado dificultou o desenvolvimento da partida. Com o gramado pesado por conta da água e a dificuldade de fazer a bola rodar, as equipes tiveram que mudar a estratégia e passaram a apostar nos cruzamentos aéreos. E foi de uma dividida por cima que saiu o segundo gol do Inter. Na sobra, Marcos Guilherme chutou de fora da área para definir o placar.

Primeiro tempo

O Colorado entrou em campo no esquema 4-1-3-2, com Boschilia pela esquerda, Nonato centralizado e Marcos Guilherme pela direita, no trio de meias. O torcedor que foi ao Beira-Rio assistiu a um início de jogo truncado, com muitas faltas na intermediária. Compactos, os visitantes não davam espaço no meio campo, com mais força física do que disciplina.

Aos poucos, o time da capital começou a ganhar forma e as marcas do estilo do treinador começaram a aparecer: um time que busca marcar na frente, adiantando suas linhas para buscar espaços. No individual, Heitor e Uendel levavam a melhor pelas laterais, mas a zaga conseguiu afastava de cabeça.

Aos 12 minutos, Boschilia, mais participativo e entrosado após a estreia na última rodada, arriscou de fora da área, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Sem poderio ofensivo, o Novo Hamburgo assistia aos mandantes trocarem passes na intermediária e foi discreto quando conseguia chegar ao ataque. Em sua melhor chance, aos 24, Mossoró aproveitou erro de saída de bola de Marcelo Lomba e deu uma janelinha em Pedro Henrique. Mas o jovem se recuperou fez o desarme antes que o adversário pudesse finalizar.

Dobradinha na trave e o primeiro gol de Heitor

Enquanto a chuva se intensificava na Capital, a maior qualidade do Colorado começa a se destacar. A primeira chance real de gol ocorreu aos aos 27, quando Sarrafiore recebeu de Marcos Guilherme na meia lua, dominou de peito e mandou em direção ao gol. A bola caprichosamente bate na trave. Quatro minutos depois, quase no mesmo lugar, o argentino acertou novamente a estrutura de sustentação da goleira. Desta vez, ele recebeu de Boschilia e chutou de esquerda – o goleiro Jacsson chegou a desviar antes. Aos 37, depois de um gol anulado do Novo Hamburgo por impedimento, o meia teve nova chance, de dentro da área, após receber de Galhardo, mas mandou direto pela linha de fundo. 

Se o gol não saía com ele, Heitor tratou de estufar a rede do Beira-Rio, que, aos 44 minutos, tinha todos os refletores acesos por conta do temporal. O lateral marcou pela primeira vez em 23 partidas no time profissional num chute de perna esquerda de fora da área, depois de receber de Boschilia.

Segundo tempo

Para a etapa complementar, o Inter voltou com uma mudança. Nonato, que ganhou nova chance entre os 11 iniciais, mas não mostrou bom desempenho, saiu para a entrada de Carlos Eduardo. Com a alteração, o time mudou posições no gramado para um 3-5-2.

Diferentemente do primeiro tempo, o Novo Hamburgo retornou mais ligado e com mais disposição. Logo aos 5 minutos, o time da região metropolitana teve boa chance em lançamento longo para Alison: Lomba teve que sair da área para afastar, mas fez a falta e receber amarelo. Na cobrança, a bola desviou na barreira e saiu pela linha de fundo.

O lance gerou reclamação do Noia, que pediu toque de mão. O Inter respondeu rápido, com Boschilia, que tentou surpreender de fora da área. Atento, o goleiro fez a defesa aos 10 minutos, mandando pela linha de fundo.

Para corrigir uma troca que não surtiu efeito e fez o time perder efetividade e criatividade no meio campo, Coudet sacou Sarrafiore e lançou Praxedes. Lindoso também entrou no lugar de Boschilia. Se os visitantes criaram mais chances na segunda etapa, o Inter aproveitou a que criou. Depois de dividida aérea de Galhardo e Windson, a bola sobrou para Marcos Guilherme, que viu o goleiro adiantado e chutou alto, de fora da área mesmo. A bola passou no entre os braços do arqueiro.

Agora, o Inter aguarda a definição neste domingo do segundo colocado do Grupo B para saber quem será o seu adversário na semifinal do Gauchão. A certeza é que a partida será no Beira-Rio.

Inter x Novo Hamburgo | Campeonato Gaúcho 2020

Inter: Marcelo Lomba; Heitor, Zé Gabriel, Pedro Henrique e Uendel; Johnny, Marcos Guilherme, Nonato (Carlos Eduardo) e Boschilia (Lindoso); Sarrafiore (Praxedes) e Thiago Galhardo.
Técnico: Eduardo Coudet

Novo Hamburgo: Jacsson; Chicão, Windson, Diego Ivo, Romano; Bertotto, Escobar (Itaqui), Mossoró (Thiago Lagoa) ; Juba, Felipe Lima (Moisés), e Alison
Técnico: Julinho Camargo.

Gol: Heitor (44’/1ºT), Marcos Guilherme (35’/2ºT)
Cartões Amarelos: Marcelo Lomba, Sarrafiore, Pedro Henrique, Marcos Guilherme (Inter); Romano, Juba, Itaqui (Novo Hamburgo)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 8.812

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também