Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Morre Chilella, ex-prefeito de Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul dá adeus ao seu ex-prefeito Antônio Edgar Chilella. No início da noite da sexta-feira, dia 7, foi anunciada sua morte aos 70 anos de idade. Um dos nomes marcantes da política local e regional, ele vinha lutando contra um câncer na virilha durante os últimos seis anos. Os atos fúnebres estão acontecendo nas Câmaras Mortuárias de Bom Retiro do Sul e o sepultamento ocorrerá as 16h deste sábado, dia 8, no Cemitério do Pinhal.

Em 2014 um inchaço na perna direita de Chilella revelou a presença de um tumor. Ele precisou realizar cirurgia para a retirada dos vasos linfáticos, responsáveis pela coleta dos líquidos do tecido do corpo. Durante dois anos o câncer desapareceu, mas em 2016 ele retornou, e havia inclusive a possibilidade de amputação da perna, caso tivesse que realizar outra cirurgia.

De lá para cá iniciaram as quimioterapias, a perna direita voltou a inchar, ficando praticamente o dobro do tamanho da outra perna. Com isso veio a impossibilidade de dirigir e a dependência de amigos e vizinhos para se locomover para exames médicos e a permanência na maior parte do tempo, em sua casa às margens da ERS-128, onde morava de aluguel.

Trajetória de Chilella

Chilella nasceu em Fazenda Juliana, localidade que hoje pertence à Fazenda Vilanova, e na época pertencia a Taquari. Ainda com nove anos se mudou com a família para a localidade de Pinhal, interior de Bom Retiro do Sul.

O amor pela música o tornou conhecido na região. Com seu acordeom ele animava festas e essa popularidade lhe levou a ingressar no PMDB. Em 1976 ele se candidatou a vereador, e foi eleito com 26 anos para o Legislativo. Depois de seis anos ele alçou voos mais altos, e foi eleito prefeito de Bom Retiro do Sul pela primeira vez. Em 1992 Chilella vencia novamente nas urnas e foi para seu segundo mandato à frente do município.

De 1983 até 1996 o município saiu do cenário em que tinha 10 ruas e dois bairros, para ter 100 ruas e oito bairros. Mas o ex-prefeito deixou outras marcas na política. Também ficou conhecido por inaugurar a Creche Vó Marica, uma das primeiras creches do município, e criou o tradicional Carnaval de Rua na cidade. Outra marca foi a construção de casas populares, o que aliás, anos mais tarde lhe deixou inelegível em função de irregularidades em obras da Cohab, segundo apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Após os mandados, ainda trabalhou como coordenador regional da Agricultura no governo de Germano Rigotto.

Chilella ainda gravou quatro CDs com canções religiosas. Durante muitos anos também trabalhou na Rádio Açoriana em Taquari, e nos últimos anos, enquanto a saúde lhe permitiu, ele apresentava na Rádio Eclusa FM o programa religioso “A Hora da Benção”, nos finais de tarde dos sábados. O ex-prefeito também publicou um livro chamado “O abraço que cura”.

Giro do Vale

Compartilhe:

Comentários

  • Amarildo christo
    8 fevereiro, 2020

    Grande homem e sempre foi honesto.mesmo sendo criticados por alguns mais sempre acreditei nele homem íntegro e honesto só fez o possível pelo povo Bomretirese.Deus te conceda a luz que não se apaga.Amem

  • Rosemari Mallmann
    8 fevereiro, 2020

    Muito triste pelo falecimento do ex prefeito,tive o prazer de conhe-lo à anos atrás,que ele descance em paz,meus sentimentos aos familiares.

  • Celso Gauer
    8 fevereiro, 2020

    Oficializou a Banda Municipal e deu grande incentivo a Cultura de nosso município.
    A Orquestra De Bom Retiro deve muito a esse grande homem!

  • João de Paula
    8 fevereiro, 2020

    Meu sentimentos a toda familia do Chilela e ao povo Bomretirense! Tive o previlegio de Conhecer a figura querida que ele era, conversei com ele por um logo tempo na última Romaria de Nossa Senhora da Assunção em Taquari! Que Deus acolha na eternidade.

  • Sérgio Afonso Manica
    8 fevereiro, 2020

    Amigo e colega de idas e vindas de Estrela/Bom Retiro a São Leopoldo para cursar a universidade, sempre zeloso e humilde. Fico feliz pelo legado de trabalho, fé e caráter a todos que o conheceram. Que Deus Todo Poderoso receba nosso irmão para a felicidade e vida dos justos.

  • Gerusa Regina Korte
    8 fevereiro, 2020

    “Oh minha Geruzinha!”
    Frase registrada ao me ver, desde que eu tinha 6 anos de idade.
    Ha alguns dias, meu coração clamava por ve-lo e dar-lhe um abraço. Todas as vezes que ia a Bom Retiro, voltava pra casa pensando: tenho que visitar o Chilela.
    Na semana passada, meu coração, como um chamado divino, fez-me parar o carro proximo a madeireira Bom Retiro e perguntar onde ele morava. Foi um reencontro magnífico, cheio de luz e amor. Com toda sua generosidade, segurou minha mão do início ao fim da visita. Estavam presentes, algumas pessoas iluminadas por Deus e Nossa Senhora, as quais, genuinamente oraram por ele, Chilela, e por mim e meu filho. Quanta generosidade da parte deles e da parte dele tbm…que mesmo deitado, impossibilitado de levantar-se, com seus olhos sorridentes e sua luz interior, me recebeu e acompanhou até a porta, espiritualmente.
    Um grande homem, um homem do povo, um servo de Deus.
    “Foi ele sim, não é balela. Honestidade quem criou foi o Chilela.” Até hoje, tenho a música de sua campanha eleitoral em minha memória.
    Descanse em paz, tenho certeza que Deus na sua infinita misericórdia e Nossa Senhora, o receberam em seus braços para o conforto de sua alma.
    Digno de ter partido com alguma homenagem honrosa: nome de uma Escola, nome de uma praça, nome de uma rua popular por ser do povo…mas infelizmente, os seres humanos tem o mal hábito de prestar tais homenagens após o homenageado não poder mais contemplar este gesto de carinho e gratidão em vida. #ficaadicaasautoridades
    Muito obrigada Chilela por ter passado na terra, deixando um legado honroso e generoso com todos! Obrigada por ajudar tantas famílias a construírem suas casas, muito antes de qualquer “minha casa minha vida” com o que podia ajudar… Obrigada por honrar a população da Cohab, que hoje, vive em condições muito melhores por alguém um dia, tê-los dignificado como seres humanos, acima de qualquer diferença social.
    Muito obrigada por ter partilhado na nossa humilde casa, em 89/90 um café da tarde com torresmo e morcilha como se fosse um banquete, me fez, ainda criança, ter a percepção de que mesmo na humildade, o pouco que temos, pode ser tudo de melhor para alguém. Nunca esquecerei…e graças a Deus, pudemos relembrar todos esses fatos e muito mais na nossa visita de despedida.
    Meus sentimentos aos familiares, amigos, cidadãos Sul- Bonretirenses.

    • NECCO MALLMANN
      10 fevereiro, 2020

      OBRIGADO, GERUSA, PELO SEU BELO COMENTÁRIO.

      AOS FAMILIARES E AMIGOS SUL-BONRETIRENSES, MEUS SENTIMENTOS.

  • anonimo
    8 fevereiro, 2020

    oxalá a metade dos políticos de bom retiro divesse um coração assim

  • anonimo
    8 fevereiro, 2020

    presicamos de mais GENTE assim

  • anonimo
    8 fevereiro, 2020

    um grande homem
    .acima de tudo um gramde ser humano

  • anonimo
    8 fevereiro, 2020

    pessoas especial om DEUS no coração

  • anonimo
    8 fevereiro, 2020

    que Deus de te a PAZ eterna

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também