Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Saúde

Bom Retiro põe em ação a fase dois do plano de combate ao Covid-19

A partir de quarta-feira, dia 1º, estrutura de atendimento estará disponível, com áreas exclusivas

Foto: Fernando Dias / Divulgação

A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul dará início na quarta-feira, dia 1º, a fase dois do Plano de Combate ao Covid-19 (novo coronavírus) no município. O atendimento teve horário estendido por doze horas diárias, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, com possibilidade de estender para os sábados, dependendo da demanda. Nos demais horários, o atendimento será feito junto ao Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA), em área exclusiva.

O ponto de atendimento para pessoas com sintomas gripais será no Centro Municipal de Cuidados Respiratórios (triagem COVID-19), localizado ao lado do Posto de Saúde do Bairro São Francisco.

Um fluxograma de atendimento foi elaborado pelas equipes de saúde seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Para evitar o contato entre possíveis infectados com demais pacientes, é indicado que o indivíduo com os sintomas vá para este local primeiramente. É necessário que o cidadão tenha sempre em mãos o cartão SUS e um documento com foto.

A pessoa que buscar o atendimento com sintomas do COVID-19 passará por uma triagem de avaliação. Na entrada do centro de triagem, estará um profissional da saúde que verificará a oximetria e a temperatura. Caso o paciente não possuir os sintomas compatíveis, ele será orientado e liberado sem precisar entrar no local. No entanto, se apresentar os sintomas compatíveis com o COVID-19, passará para uma consulta médica. Conforme a avaliação, o paciente será encaminhado, para sua casa ou para o hospital. Em todas as situações, o paciente será monitorado pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria da Saúde reforça o alerta para que as pessoas fiquem em casa dentro do possível. Também, é importante que obedeçam as determinações de distanciamento seguro (preferencialmente 2 metros) e que reforcem a higiene com uso de água e sabão ou álcool em gel.

Vacinação contra influenza

A vacinação contra a influenza é feita exclusivamente na Escola Isabel Luiza Bittencourt, no bairro São Jorge. Na UBS Centro, as doses são aplicadas aos idosos que chegam de carro, sem a necessidade de descer do veículo (sistema drive thru).

Outras vacinas

As vacinas de rotina serão aplicadas somente na Sala de Vacina da UBS Centro, a partir do dia 15 de abril, conforme orientação do Ministério da Saúde.



AI Prefeitura

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Comentários

  1. Anônimo disse:

    E a próxima carreata é quando?

  2. Ademir disse:

    É foi bom ter feito isso por que a partir de segunda vai ter vários contaminados em lajeado na minuano frigorífico já foi confirmado 2 casos e se as firmas de calçados começarem vai aparecer aqui também por que temos bom retireses trabalhando lá se um frigorífico tem toda as egenisasao rigorosas por causas dos alimentos imagina nunha virma de calsado tomara deus cuidar de todos mas se o viros aparecer em bom retiro voseis sabem quem são os culpados sei que não é fácil mais imagina já pensarão se essas pessoas se contaminam e levem ISO para casas vão contaminar seus filhos e parentes depois é tarde demais voseis ajao que o prefeito ou os empresário vam pensar em vocês e nos seus filhos até agora só ouvi falar de começar a trabalhar é dos nossos filhos falaram alguma coisa te como eles van faser com as crianças com quem deixar não né então é hora de si tocarem eles Tam pensando em não perde dinheiro mas cada um é cada um eu amo minha família e meus parentes mais se voces não ama seu filho ou seus parentes voltem a trabalhar espero que não se arrependao depois é tarde

Últimas Notícias

Carro foi totalmente consumido pelas chamas e condutor precisou atendimento por apresentar dificuldade respiratória

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados

O Vale do Taquari terá sol, e momentos de nublado, e não se afasta a possibilidade de instabilidade

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge