Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bom Retiro tem quadro que atende parcialmente a suspeita de coronavírus

Foto: Reprodução

Em Bom Retiro do Sul um homem de idade não revelada, apresentou um quadro que atende parcialmente a suspeita de coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde Paulo Marmitt, que também explicou os procedimentos tomados.

Não há motivo para pânico. Como o quadro de suspeita é parcial, por excesso de zelo foi determinada a coleta de material do paciente para ser encaminhado ao Laboratório Central (LACEN) de Porto Alegre. E seguindo o fluxograma traçado para atender aos casos relacionados a pandemia, esse paciente recebeu máscara cirúrgica e foi colocado imediatamente em isolamento domiciliar, onde ficará por pelo menos 14 dias.

Como a demanda de exames no LACEN tem aumentado, o resultado que antes saia em três dias, agora sai em sete dias.

Sintomas

Todo indivíduo que apresentar febre, e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal ou conjuntiva, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de oxigênio 95%, cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) é considerado sob suspeita.

Apresentando esse quadro o paciente recebe imediatamente máscara cirúrgica e é colocado em isolamento. São feitas as notificações aos órgãos superiores e o paciente passa por uma avaliação clínica para verificar a gravidade e a partir de então são tomadas as providências de acordo com o grau de gravidade do caso.

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também