Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Megaoperação transfere 18 líderes de facções no RS para prisões federais

Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

Eram 6h20min desta terça-feira quando começaram a ser transferidos 18 presos, considerados líderes de organizações criminosas do Rio Grande do Sul, dando início a Operação Império da Lei. Os detentos saíram em comboio até um local conhecido como Parcão, em Charqueadas, situado a sete minutos do complexo prisional.

Foram empregados na ação 1,3 mil agentes federais e estaduais, 306 viaturas e sete aeronaves, sendo seis helicópteros e um avião. Após quase duas horas de remoção, os detentos foram levados para a Base Aérea de Canoas, onde foram colocados em um avião da Polícia Federal. Durante a transferência, os presos estavam todos vendados, justamente para não observar como estava sendo feita a ação. 

De acordo com a Base Aérea, o transporte dos presos foi concluído. 

A operação foi organizada pelas secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Administração Penitenciária (Seapen). Pela União, a partir da determinação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a ofensiva teve o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Integrantes das polícias federal e Rodoviária Federal, e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Aeronáutica e Marinha do Brasil participaram da transferência. 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também