Giro do Vale / Geral

Família grava clip musical para lembrar Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Em meio à turbulência que o mundo vive atualmente, essa foi a maneira criativa encontrada para lembrar as pessoas sobre o autismo

Foto: Reprodução

No ano de 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que a partir de então o dia 2 de abril marcaria o Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intenção é fazer com que se propaguem informações a esse respeito, uma vez que muitas pessoas não compreendem do que se trata. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, que apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

Pensando em marcar essa data e trazer destaque para o assunto em meio a toda turbulência que o mundo vive atualmente em função da propagação do novo coronavírus, uma família de Bom Retiro do Sul decidiu abordar o tema de forma mais criativa.

A ideia partiu da mãe Carline Diedrich Gauer e logo teve o apoio dos demais integrantes da família: o esposo Erno André Gauer e os filhos Arthur Eriel Gauer e Matheus Gabriel Gauer.

Vestindo camisetas azuis – cor que é um dos símbolos de conscientização do TEA – eles gravaram um clip da música “A diferença é o que nos une”, do Mundo Bita.

A música foi a forma que a família Gauer encontrou para mostrar ao público o quanto é possível inserir os portadores desse transtorno nas atividades da sociedade, até porque é como diz a letra da canção: “Quem disse que não podemos? Nunca duvide de nós. Somos especiais, quase super-heróis”.

Assista o clip da música

Aumento de casos no Mundo

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.

Giro do Vale

Comentários

  1. Ulda Maria Mattje disse:

    Parabéns à família que teve esta iniciativa. É dessas iniciativas, mesmo pequenas, que surgem grandes eventos beneficentes para ajudar a quem mais precisa.
    Continuem lutando neste sentido. Muitas pessoas serão beneficiadas.
    Parabéns, também à Elcivana que publicou. Só assim eu fiquei sabendo. Continue divulgando esses assuntos tão importantes. E vocês estão se cuidando para não pegar o “danado” do “bichinho” perigoso .
    CUIDEM-SE SEMPRE!!!!

Publicidade

Últimas Notícias

Técnico Eduardo Coudet deve escalar nesta quinta-feira o que tiver de melhor à disposição

Confira as explicações a algumas das principais dúvidas relacionadas ao novo cronograma de retomada das escolas

Estado registrou 68 novos óbitos apenas nas últimas 24 horas

Temperatura média será um pouco mais alta em relação a esta quarta