Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Família grava clip musical para lembrar Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Foto: Reprodução

No ano de 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que a partir de então o dia 2 de abril marcaria o Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intenção é fazer com que se propaguem informações a esse respeito, uma vez que muitas pessoas não compreendem do que se trata. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, que apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

Pensando em marcar essa data e trazer destaque para o assunto em meio a toda turbulência que o mundo vive atualmente em função da propagação do novo coronavírus, uma família de Bom Retiro do Sul decidiu abordar o tema de forma mais criativa.

A ideia partiu da mãe Carline Diedrich Gauer e logo teve o apoio dos demais integrantes da família: o esposo Erno André Gauer e os filhos Arthur Eriel Gauer e Matheus Gabriel Gauer.

Vestindo camisetas azuis – cor que é um dos símbolos de conscientização do TEA – eles gravaram um clip da música “A diferença é o que nos une”, do Mundo Bita.

A música foi a forma que a família Gauer encontrou para mostrar ao público o quanto é possível inserir os portadores desse transtorno nas atividades da sociedade, até porque é como diz a letra da canção: “Quem disse que não podemos? Nunca duvide de nós. Somos especiais, quase super-heróis”.

Assista o clip da música

Aumento de casos no Mundo

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.

Giro do Vale

Compartilhe:

Comentários

  • Ulda Maria Mattje
    3 abril, 2020

    Parabéns à família que teve esta iniciativa. É dessas iniciativas, mesmo pequenas, que surgem grandes eventos beneficentes para ajudar a quem mais precisa.
    Continuem lutando neste sentido. Muitas pessoas serão beneficiadas.
    Parabéns, também à Elcivana que publicou. Só assim eu fiquei sabendo. Continue divulgando esses assuntos tão importantes. E vocês estão se cuidando para não pegar o “danado” do “bichinho” perigoso .
    CUIDEM-SE SEMPRE!!!!

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também