Giro do Vale / Destaque / Economia

Governo pagará conta de luz de consumidores com baixa renda

Medida é válida para o período que vai de 1º de abril a 30 de junho

Foto: Divulgação

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira, dia 8, uma medida provisória (MP) que isenta consumidores de baixa renda de pagar contas de luz durante três meses, pelo período que vai de 1º de abril a 30 de junho.

O desconto de 100% do tributo será concedido a residências que consomem até 220 kWh e estejam incluídas na Tarifa Social, que atende integrantes do Cadastro Único e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

O aporte às contas de luz é mais uma medida para reduzir os impactos econômicos e sociais da crise do novo coronavírus (COVID-19). Os custos serão arcados pelo Tesouro Nacional, que destinará R$ 900 milhões para essa finalidade – repasse autorizado por outra Medida Provisória. 

Por se tratar de uma medida provisória, a operação passa a valer a partir de sua publicação, mas precisa ser aprovada pelo Congresso para vigorar em definitivo. Habitualmente, MPs têm o prazo de 120 dias para tramitar, mas, por conta do estado de calamidade pública durante a crise da COVID-19, foram determinados novos ritos que encurtam esse período para 16 dias. 

CNN

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Estado registrou 68 novos óbitos apenas nas últimas 24 horas

Temperatura média será um pouco mais alta em relação a esta quarta

Tricolor saiu atrás, mas contou com gol de Thaciano para empatar em 1 a 1 na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão

Houve o tombamento de um caminhão, e a colisão de uma caminhonete em estrutura metálica ao lado da pista