Giro do Vale / Destaque / Geral / Lajeado

Desembargador do TJ-RS homologa acordo entre MP e BRF, e empresa poderá retomar atividades

Ministério Público resorreu, após juíza de Lajeado pedir mais informações, e negar a homologação do acerto entre as partes

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) homologou o acordo realizado entre o Ministério Público e a empresa BRF de Lajeado, para que a mesma possa volta às atividades na segunda-feira, dia 18, com 50% de seus colaboradores. A decisão saiu na noite deste sábado, dia 16, após no mesmo dia, a homologação ter sido negada pela juíza Carmem Luiza Rosa Constante Barghouti.

O promotor da Comarca de Lajeado Sérgio Diefenbach, apresentou recurso que foi apreciado no TJ pelo desembargador Ricardo Torres Hermann, da 2ª Câmara Cível. Com a homologação do acordo a empresa poderá retomar os trabalhos de acordo com o que foi acertado entre as partes. Não cabe mais recurso.

O desembargador entendeu que “o termo de acordo apresentado pelas partes atende aos interesses que se buscava tutelar com a inicial e com a liminar de interdição inicialmente indeferida pelo juízo”. Ele ainda ressalta a garantia de testagem para os mais de 2,5 mil trabalhadores da empresa, sendo que nenhum voltará ao trabalho tendo covid-19, e também frisa a permissão para que no máximo 50% dos trabalhadores voltem a atividade para evitar aglomerações

Confira os principais pontos do acordo entre MP e BRF

O acordo prevê que a empresa realize testes com todos os funcionários antes de retornarem aos postos de trabalho. Deverá haver redução de circulação de pessoas no ambiente de trabalho. A empresa deverá oferecer profissionais de saúde – assistente social e enfermeira – para acompanhar as famílias em casa. Ainda ficou estabelecido no acordo uma contrapartida de R$ 1,2 milhão que será repassado 70% ao hospital de Lajeado e 30% ao hospital de Estrela. O acordo também prevê garantia do menor prejuízo aos agricultores integrados.

Giro do Vale

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Contaminação do produto pode provocar uma nova queda das exportações brasileiras

Técnico Eduardo Coudet deve escalar nesta quinta-feira o que tiver de melhor à disposição

Confira as explicações a algumas das principais dúvidas relacionadas ao novo cronograma de retomada das escolas

Estado registrou 68 novos óbitos apenas nas últimas 24 horas