Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Estado homologa situação de emergência de Bom Retiro do Sul pela estiagem

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou na quarta-feira, dia 27, a situação de emergência em Bom Retiro do Sul, em função da estiagem em toda a área rural, e nos bairros Goiabeira, São João, Laranjeiras, Getúlio Vargas e São Francisco.

A homologação teve por base os prejuízos com perdas em lavouras de milho, fumo, soja, olerícolas e na criação de gado de corte e leiteiro. A situação do abastecimento de água na cidade e no interior também foi reconhecida, em virtude da redução dos níveis de reservatórios e poços, com a implantação de racionamento no abastecimento de água em muitas localidades. O documento passará ainda por reconhecimento federal.

Os levantamentos apontam um prejuízo financeiro privado no município estimado em R$ 11.390.954,00 atingindo cerca de 2,2 mil hectares de lavouras, e na produção de aproximadamente 5 mil bovinos, sendo que na criação de bovinos de corte, o prejuízo supera os 50% de todo o rebanho em criação na cidade.

A situação é enfrentada pelo município com o emprego de todo o aparato disponível para minimizar os efeitos de desastre, com assistência aos afetados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da EMATER/RS-Ascar e Defesa Civil.

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também