Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Estado passa a analisar a localização de usuários de celulares para ações contra a covid-19

Foto: Divulgação

O governo gaúcho formalizou nesta quarta-feira, dia 6, acordo que vai permitir o recebimento de dados de localização de usuários das quatro operadoras de telefonia celular que atuam no Estado. O objetivo é acompanhar o deslocamento da população e identificar possíveis focos de aglomeração. As análises irão oferecer subsídios para que as medidas de distanciamento social, usadas como prevenção à pandemia de coronavírus, sejam ampliadas ou flexibilizadas.

A parceria com as empresas Vivo, Claro, Oi, e TIM não terá custos ao Piratini. As informações repassadas não irão identificar os usuários, e sim oferecer as bases para mapas de calor – representação gráfica dos pontos em que há maior concentração de pessoas.

— Desde o início da nossa mobilização diante da pandemia, as ações que implementamos sempre se basearam em indicadores, em evidências científicas, ao que agora se soma o acompanhamento da mobilidade por meio das antenas de celular — disse o governador Eduardo Leite, em transmissão pela internet nesta quarta-feira.

O acesso será às informações obtidas a partir das antenas de telefonia. Cada vez que o usuário passa por esses equipamentos, um registro é gerado pelo aparelho celular.

Servidores da área de planejamento e tecnologia realizaram treinamentos online para o uso das informações. No governo federal, os dados também já foram disponibilizados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

GaúchaZH

Compartilhe:

Comentários

  • Anônimo
    7 maio, 2020

    Chou de bola por que nós estamos se cuidondo e eutros não asim vai achudar muito 🇧🇷🤝👍

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também