Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 16 de abril de 2024

Incor está desenvolvendo vacina brasileira contra o covid-19

Foto: Divulgação

O Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, está desenvolvendo uma vacina para a prevenção do novo coronavírus que deve começar a ser testada em animais na próxima semana. O imunologista Gustavo Cabral, um dos coordenadores da pesquisa, falou neste domingo, dia 3, sobre as dificuldades da criação de um novo medicamento.

“Vacinas requerem um pouco mais de tempo. Nesse momento, estamos trabalhando para a formulação vacinal e a melhor forma para que seja testada em animais. Estamos seguindo todos os protocolos científicos para que possamos ter uma vacina segura e eficiente, não podemos nos precipitar ou pular fases. Não adianta a gente prometer algo milagroso que isso não vai acontecer”, disse Cabral.

O imunologista citou as pesquisas americanas para a vacina contra o novo coronavírus, mas ressaltou a importância do desenvolvimento de uma droga em território brasileiro. “É de extrema importância que nossa vacina seja desenvolvida aqui no Braisl por questões de tecnologia e logística também, não apenas por causa da COVID-19, mas também para outros problemas futuros.”

Sobre logística, Cabral citou a burocracia do país que atrasa procedimentos científicos, inclusive a distribuição de medicamentos. “Aqui eu peço para comprar algo e dizem que em um mês está vindo; em dois meses, comunicam o atraso. O mais importante é desenvolver a vacina aqui porque ainda dependemos de muito que do vem do exterior”, explicou.

“Não tem como pularmos etapas e eu sou cidadão, entendo que é justo as pessoas quererem respostas mais rápidas, mas também é necessário a participação de todos porque se ficar apenas pela ciência ou pelos jornalistas não teremos algo eficiente. É importante que toda a população participe (do debate científico).”

CNN

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também