Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Em vantagem, Grêmio entra em campo em busca do Tri Estadual

Na decisão do Gauchão, Tricolor pode perder por até um gol de diferença para conquistar 39° título de sua história

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Os gaúchos vão conhecer neste domingo o campeão estadual de 2020. Grêmio e Caxias entram em campo a partir das 16h, na Arena, no duelo de volta da decisão. No primeiro jogo, no meio de semana, em Caxias do Sul, vitória do Tricolor por 2 a 0. O time de Renato Portaluppi pode até perder por um gol de diferença que fica com a taça. Além disso, depois de 30 anos, o clube pode voltar a comemorar um tricampeonato gaúcho.

A competição esteve ameaçada por conta da pandemia de coronavírus. Desde a paralisação, em março, foram dezenas de reuniões com clubes e autoridades para que houvesse o convencimento de que o Gauchão poderia terminar dentro de campo, seguindo um rígido protocolo sanitário. A Arena estará vazia, sem a presença das torcidas, condição imposta pela pandemia neste “novo normal”. 

“Nós queríamos que o estádio estivesse lotado, com o torcedor nos apoiando. É um problema que o mundo está vivendo. É chato, é triste, mas é a realidade”, diz o técnico do Grêmio. O Tricolor carrega consigo o favoritismo. A equipe aproveitou sua melhor qualidade técnica na quarta-feira e construiu uma vantagem significativa. Além disso, mesmo que a torcida não possa estar presente, jogará em casa, onde está acostumado com o gramado da Arena.

Renato recebeu uma boa notícia na sexta-feira. Pepê fez exame de imagem na coxa esquerda e não teve lesão constatada. O atacante está liberado para jogar. Kannemann e Orejuela, que cumpriram suspensão no jogo de ida, retornam. O desfalque é o volante Matheus Henrique, que levou o terceiro cartão amarelo no Centenário. Lucas Silva é o substituto natural.

A dúvida fica para o aproveitamento ou não de Diego Souza. O centroavante sofreu uma lesão muscular no jogo contra o Flamengo, dia 19. Neste sábado, completou exatos dez dias previstos para sua recuperação. Se a opção for por esperar um pouco mais, Isaque seguirá no time. “Se eu tenho jogadores cansados, com risco de lesão, eu converso e dou uma segurada. Mas todo mundo está à disposição, todo mundo treinou”, garantiu Renato. O treinador pode conquistar neste domingo seu sétimo título desde que assumiu o cargo em 2016. “Eu sempre digo para o meu grupo: para entrar na história do clube, tem que conquistar títulos”, finalizou o técnico do Grêmio.

Caxias busca reverter resultado na Arena 

A derrota por 2 a 0 no primeiro jogo da final complicou a situação do Caxias na busca pelo título. Mas o time da Serra já venceu o Grêmio duas vezes este ano, uma delas na Arena, também por 2 a 0, algo que poucas equipes conseguem. O técnico Rafael Lacerda garante que a necessidade de vencer por pelo menos dois gols não vai alterar a forma como a equipe se apresenta. 

“O que precisa mudar é o resultado. A nossa estratégia, a maneira de jogar continua a mesma, nós temos o nosso modelo de jogo”, diz o treinador. “Lógico que vamos precisar de uma situação para tentar surpreender, vamos conversar com o grupo sobre isso”, acrescenta.

Mesmo lamentando o resultado do confronto de ida, o Caxias avaliou como satisfatório o desempenho do time. “Vamos ver como esse jogo se desenvolve, o Caxias não vai ficar exposto, não vamos fazer loucura. A gente pode atacar sem ficar exposto. Eu não vejo nenhum time atacar e pressionar o Grêmio lá em cima. Tem que saber jogar, se defender com uma transição rápida”, completou Lacerda.

Campeonato Gaúcho – Final – 2º jogo 

Grêmio 

Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Victor Ferraz e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Pepê e Jean Pyerre; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi 

Caxias 

Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto, Diogo Oliveira e Juninho Potiguar; Vinicius Baiano e Bruninho. Técnico: Rafael Lacerda.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 30/08, às 16h 

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Em um comunicado pelo Facebook Edmilson Busatto, que está de férias, anunciou que está internado na cidade de Sobral no Ceará

Instabilidade mais forte deve atingir a Metade Oeste do Estado

Medida será tomada após 57 meses de vencimentos parcelados

Modelo de Distanciamento Controlado apresenta o pior momento da pandemia no Estado