Giro do Vale / Destaque / Saúde

Número de mortes por Covid-19 no Brasil caiu 8% na última semana, diz Ministério da Saúde

Governo federal registrou 4.874 óbitos e 189.751 infectados nos últimos sete dias

Foto: REUTERS / Amanda Perobelli

Após subir 6% na semana passada, o número de mortes por Covid-19 no Brasil caiu 8,4% nos últimos sete dias, para 4.874 óbitos, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira, dia 1º, pelo Ministério da Saúde.

No período, também foi contabilizada a redução de 10,73% nas confirmações de pessoas com a doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Na última semana, foram computados 189.751 novos casos da Covid-19, contra 212.553 registrados no período anterior.

De acordo com o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, os dados referentes à 39ª semana de análise da doença respiratória mantêm a trajetória de queda observada há cerca de 10 semanas.

“Em todos os Estados é possível observar uma redução do número de casos de Covid-19 por semana epidemiológica, tanto na avaliação dos últimos sete, como nos últimos 14 dias”, afirma Medeiros.

Questionado sobre a evolução da doença na cidade de Manaus, capital do Amazonas, ainda não pode ser classificado como uma segunda onda de contaminação da doença na região. “O que aconteceu tem relação com a finalização de estudos de casos que estavam abertos nos meses anteriores”, avaliou.

Para Élcio Franco, secretário-executivo da pasta, não houve uma evolução significativa no número de internações e nem do consumo de medicamentos para Intubação para justificar uma segunda onda em Manaus. “Isso nos leva a crer que se tratavam apenas de notificações atrasadas”, completou ele.

“O registro de novos óbitos e novos casos que divulgamos todos os dias não significa que eles ocorreram especificamente no dia da divulgação. Muitas vezes eles refletem estudos de casos que estavam em abertos, foram finalizados e registrados nos sistemas oficiais”, explicou o secretário de vigilância.

As informações divulgadas apontam ainda que cerca de 31 mil testes foram realizados todos os dias da última semana para diagnosticar a contaminação pelo novo coronavírus.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Homem de 83 anos conduzia um Fusca quando atropelou o jovem de 20 anos.

Apenas Caxias do Sul recebeu bandeira laranja na 37ª rodada do Distanciamento Controlado

Homem é apreendido com crack em Teutônia

Homem foi capturado em via pública pela BM. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva

Há risco de vento forte e granizo pelo Estado neste sábado