Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Brasil na segunda-feira, dia 14

Foto: Divulgação

Um eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Brasil, principalmente na região Sul, em 14 de dezembro, por quase três horas. O sol desaparecerá por completo ao longo de uma faixa estreita que cruza a Argentina e o Chile, assim como os oceanos Pacífico e Atlântico.

No Rio Grande do Sul o eclipse iniciará às 12h23min, horário de Brasília, com o Sol a 83 graus de altura sobre o horizonte. O máximo será às 13h51min, a 69 graus. O final está marcado para as 15h12min, com altura solar de 51 graus. No momento máximo do eclipse, 63% do diâmetro solar estará encoberto pela Lua, o que corresponde a um obscurecimento de 54,4% da área do disco solar.

Fenômeno se repete só em 2023

O próximo eclipse do Sol visível no Estado será em 14 de outubro de 2023, porém, será bem menos impressionante que o de agora, pois o obscurecimento máximo será de apenas 17,5%. Já em 12 de setembro de 2034, o eclipse será durante a tarde, e o único do tipo solar anular visível na capital gaúcha em todo o século 21. Em um fenômeno desse tipo, a Lua, um pouco mais distante que a média, fica menor, não conseguindo encobrir por completo o disco solar: resta, então, um anel brilhante quando o satélite se posiciona bem no meio do Sol.

Não haverá nenhum eclipse solar total visível no RS neste século. O último foi em 19 de setembro de 1419, e o próximo será só em 8 de janeiro de 2103.

Cuidados com os olhos

  • É importantíssimo alertar para o perigo de se olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular adequada. Binóculos e telescópios não devem ser usados sem filtros especiais seguros e supervisão competente (preferencialmente de um astrônomo profissional ou amador experiente). Também não se recomenda o uso de radiografias ou óculos escuros para olhar para o Sol. O risco de lesões oftálmicas sérias é grande não por causa do eclipse em si, mas por causa do brilho excessivo do Sol.
  • Entre as técnicas seguras, recomenda-se projetar a imagem do Sol numa parede próxima, usando para isto um pequeno espelho recoberto de papelão, onde se faz um orifício do tamanho de uma moeda de dez centavos, ou então um vidro de máscara de soldador número 14, muito fácil de achar nas ferragens, a baixo custo.

GaúchaZH

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também