Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Grêmio volta a vencer o Guaraní e avança às quartas de final da Libertadores

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio precisava apenas administrar a vantagem conquistada no jogo de ida para ir às quartas de final da Libertadores. Fez mais do que isso. Na noite desta quinta-feira, na Arena, voltou a vencer o Guaraní do Paraguai, por 2 a 0, e assegurou classificação à próxima fase da competição continental sem correr nenhum tipo de risco. 

Os gols foram marcados um em cada tempo. Após demora na consulta pelo VAR, o gol de Ferreira em cruzamento de Cortez foi confirmado pela arbitragem. No último lance do jogo, Rodrigues fez o segundo e definiu o marcador. 

Com o resultado, o Grêmio garante vaga nas quartas de final da Libertadores para enfrentar o Santos. As datas ainda não foram confirmadas pela Conmebol. Por ter melhor campanha na primeira fase, quem decide em casa é o time paulista. 

Agora, o Tricolor dá um tempo na competição e volta as atenções para o Brasileirão. Enfrenta o Vasco, no domingo, às 16h, na Arena. 

Grêmio sai na frente, mas perde Jean Pyerre no fim do primeiro tempo 

O jogo começou com um atraso de 10 minutos por conta de uma confusão com os uniformes. O Guaraní entrou com um uniforme reserva, em tom de azul claro, já que a equipe de arbitragem foi a campo com amarelo e preto, cores do time paraguaio. Por conta disso, os árbitros e os visitantes tiveram de voltar aos vestiários para ajustar as vestimentas. 

Logo aos seis minutos, o Grêmio abriu o placar. Cortez foi acionado pela esquerda e cruzou rasteiro para Ferreira, que substituiu Luiz Fernando, de última hora, por conta de um desconforto. Ele empurrou para o gol vazio, mas o lance ficou parado para conferir a situação de Cortez na hora do primeiro passe. Após muita demora, o árbitro confirmou a posição legal e validou a bola na rede, que abriu o placar para o Tricolor. 

Já o Guaraní pouco conseguiu produzir, esbarrando na clara limitação técnica de sua equipe. A primeira chegada ocorreu apenas aos 28 minutos. Após jogada pela direita, o cruzamento buscou Baéz na segunda trave. Ele subiu mais alto que Orejuela e cabeceou buscando o ângulo de Vanderlei, mas ela subiu e passou por cima do travessão, dando apenas um susto na torcida.  

No entanto, o primeiro tempo não foi apenas de notícias boas. Já aos 44 minutos, Jean Pyerre foi acionado em velocidade e não partiu. Logo depois, caiu no gramado sentindo dores. Um dos principais jogadores da retomada do Grêmio não conseguiu seguir na partida: foi substituído por Isaque e deixou preocupada a torcida mesmo com o 1 a 0 a favor no intervalo. 

Grêmio administra vantagem no segundo tempo 

Para tentar reverter a enorme desvantagem, o Guaraní mexeu duas vezes. Mas foi o Grêmio quem começou mais perto de ampliar, em duas chegadas antes dos dez minutos. Primeiro, Lucas Silva recebeu após trama pela esquerda e bateu forte, obrigando Sérvio a fazer grande defesa. Depois, o ataque se atrapalhou, e Churín e Ferreira bateram cabeça, deixando de marcar o segundo do Tricolor. 

O jogo caiu de rendimento na segunda etapa. O Guaraní pouco conseguiu criar de diferente para furar o bloqueio. Já o Grêmio administrava a vantagem e, sem dificuldades, conseguia manter a marcação encaixada para praticamente não correr riscos, a não ser por uma intervenção de Vanderlei aos 11 minutos, mandando bola para escanteio.

Aos 20, o Grêmio até chegou ao gol. No entanto, o árbitro Wilmar Roldán flagrou impedimento de Isaque, que empurrou a bola para as redes após bate rebate da zaga com Darlan. O VAR confirmou que o jogador estava adiantado, e o placar se manteve em 1 a 0. 

Nos minutos finais, restou ao Grêmio tocar a bola, com as trocas promovidas por Renato dando novo fôlego ao time. Primeiro, Maicon e Pinares entraram. Depois, foi a vez de Diego Souza e de Gui Azevedo receberem oportunidade de minutagem na Libertadores.

Diego Souza foi o mais participativo: foi atingido no rosto e viu Benítez ser expulso em lance faltoso no campo de ataque. Além disso, deu assistência para Rodrigues marcar o segundo, no último lance do jogo: ele arrancou e abriu para o zagueiro apenas empurrar para o gol vazio, definindo o placar em 2 a 0 e a classificação para as quartas de final da competição.

Copa Libertadores – jogo de volta das oitavas de final

Grêmio 2 

Vanderlei; Orejuela, Rodrigues, David Braz e Cortez; Lucas Silva, Darlan (Pinares), Jean Pyerre (Isaque), Pepê (Gui Azevedo) e Ferreira (Maicon); Churín (Diego Souza). Técnico: Renato Portaluppi 

Guaraní 0 

Servio; Tripichio (Villalba), Romaña, Baez e Benítez; A.Benítez (Merlini), Fernandez, Florentin (Fernando Fernández) e Maná; Dominguez e Bobadilla. Técnico: 

Gols: Ferreira (6/1T) e Rodrigues (52/2T)

Cartões amarelos: Florentín, Villalba, Baez e Rodrigo Fernández (Guaraní); Isaque (Grêmio)

Cartão vermelho: Miguel Benítez (Guaraní)

Arbitragem: Vilmar Roldán (COL)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também