Giro do Vale / Geral

Hoje encerra o prazo para pagar o IPVA com desconto máximo

Economia pode chegar até 25% para os proprietários de veículos que tiverem os descontos máximos de Bom Motorista e Bom Cidadão

Foto: Divulgação

O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021, com desconto máximo, termina nesta quarta-feira, dia 30. A economia pode chegar a 25% para os motoristas que possuem automóveis e motocicletas emplacados no Rio Grande do Sul, que tiverem os descontos máximos de Bom Motorista (15% para três anos sem multas) e Bom Cidadão (5% para mínimo de 150 notas com CPF). O calendário de pagamento se encerra em abril, conforme o final da placa de cada veículo.

Além disso, a Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), reajustada em 3,54% no dia 1º de janeiro, também fica mais barata. Já os motoristas que não quiserem antecipar o pagamento do tributo poderão ainda aderir ao parcelamento com desconto de 3% na primeira parte do valor, que precisa ser quitada até o dia 29 de janeiro. Nesse modelo, as outras duas parcelas teriam redução de 2% e 1%, com vencimento em fevereiro e março, respectivamente.

Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas variam em três faixas, conforme o período sem infrações no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2020 (três anos), a redução será de 15%. Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2018 (dois anos) tem desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), o benefício é de 5%.

Desconto do Bom Cidadão (NFG)

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de CPF nas notas fiscais na hora da compra. O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte que tiver entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

Consultas de valores

Os dados relativos ao veículo como valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS), disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Homem de 83 anos conduzia um Fusca quando atropelou o jovem de 20 anos.

Apenas Caxias do Sul recebeu bandeira laranja na 37ª rodada do Distanciamento Controlado

Homem é apreendido com crack em Teutônia

Homem foi capturado em via pública pela BM. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva

Há risco de vento forte e granizo pelo Estado neste sábado