RS deve ter estiagem mais severa nos próximos meses
101 prefeituras já decretaram situação de emergência em função do fenômeno

Do final do mês de outubro até agora, 101 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em função da estiagem. Para os próximos meses, a Defesa Civil faz um prognóstico pessimista. O motivo é a confirmação do retorno do fenômeno La Niña, que deve deixar o Rio Grande do Sul com poucos registros de chuva.
Em um comparativo com o ano passado, nesta mesma data, nenhum município havia registrado estiagem. Das 101 prefeituras, 42 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 26 foram reconhecidas pela União.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, afirma que as chuvas dos últimos dias ajudaram a amenizar o problema, mas não resolvem a falta de água.
“O nosso prognóstico é que, com a chuva, houve uma resposta hidrológica para amenizar a situação crítica que vinha persistindo no Estado. No entanto, segue a condição de alerta, especialmente nas bacias do Gravataí, do Sinos e da região noroeste. A chuva atenuou o problema da estiagem, mas não resolve”, explicou o coordenador estadual.
As regiões Norte, Noroeste, Fronteira Oeste, Sul e Central são que mais preocupam o órgão. No entanto, o pedido da Defesa Civil é que todo o Estado evite o desperdício de água em função do nível das principais bacias hidrográficas.
GaúchaZH
Últimas Notícias
Homem que foi flagrado conduzindo o veículo, acabou preso por receptação
Dia começa muito frio e com as menores marcas do ano até agora em vários municípios
Familiares anunciaram nas redes sociais que ele foi localizado e está bem
Mulher de 72 anos que faleceu no dia 5 de maio teve causa da morte confirmada pelo Estado
Ainda não há comentários