Giro do Vale / Geral

Servidores do Executivo do RS receberão salário de dezembro em dia

Tendência é o Estado manter os pagamentos em dia ao longo de todo o ano de 2021

Foto: Divulgação

Os servidores do Executivo terão o salário integral depositado na conta corrente no dia 30, último dia útil do ano. É a primeira vez que isso ocorre desde 2015, quando o Estado começou a parcelar os pagamentos. O anúncio só deverá ser feito pela Secretaria da Fazenda na terça-feira, dia 29, mas a situação já estava delineada desde o final de novembro, quando o governo pagou os salários em dia.

Como não precisou carregar parte da folha do mês anterior para dezembro, e o 13º salário será parcelado em 12 vezes, a receita ordinária de ICMS, mais a antecipação do IPVA, permitirá não apenas o pagamento em dia dos salários, mas também de fornecedores, hospitais e prefeituras.

Com a prorrogação da alíquota de ICMS de 30% de gasolina, energia e telecomunicações, a tendência é o governo manter os pagamentos em dia ao longo de todo o ano de 2021, a menos que uma catástrofe na economia, como consequência da pandemia de covid-19. Além da redução das despesas com pessoal, houve crescimento da receita previdenciária, com as reformas aprovadas no final de 2019 e início de 2020.

A queda de receita no período de maio a agosto foi compensada por repasses do governo federal. No último quadrimestre, a receita cresceu acima do esperado e permitiu o sonhado “fluxo de caixa” para colocar os pagamentos em dia.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Prisão ocorreu instantes depois de terem feito uma idosa de 80 anos de vítima

Ambos possuem extensa ficha criminal por furtos em veículos

Colorado entra em campo às 19h15min, no estádio Hernando Siles