Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Univates tem 4 dos 10 melhores cursos de instituições privadas do Estado

Foto: Giancarlo Kuhn / Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira, dia 9, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação que participaram do Enade 2019. Dos dez melhores cursos de instituições privadas do Rio Grande do Sul, quatro são da Univates (Educação Física, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição).

A Univates, que neste ciclo teve 19 cursos avaliados, conseguiu resultados acima da média brasileira. Todos os cursos obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5, numa escala que vai de 1 a 5), sendo que no País menos da metade dos cursos alcançaram esses conceitos.

Os cursos de Educação Física (bacharelado), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição alcançaram a nota máxima: 5. Os demais – Enfermagem, Estética e Cosmética, Biomedicina, Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Medicina, Odontologia, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação – alcançaram nota 4. No Enade 2019 foram avaliados, no RS, quase 600 cursos das áreas da saúde, engenharias e arquitetura. 

Ranking reafirma a posição da Univates como uma das melhores universidades do País

Entre as universidades avaliadas, Educação Física (bacharelado), Farmácia e Nutrição foram considerados pelo CPC como os melhores cursos de todo o Brasil. Biomedicina é o segundo melhor curso do Rio Grande do Sul e o terceiro melhor da região Sul entre universidades públicas e privadas. Estética e Cosmética também é o terceiro melhor da região Sul entre as universidades avaliadas. Outro destaque ficou para as engenharias. Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica foram avaliados como os segundos melhores cursos em solo gaúcho.

Notas mais altas

Foram mais de oito mil cursos avaliados no Brasil, e o bacharelado em Educação Física está entre o seleto grupo dos 10 cursos com nota mais alta no País. Já o curso de Farmácia figura entre os 10 cursos que alcançaram a nota mais alta no Estado.

Os cursos de Engenharia de Produção e Nutrição também figuram entre os 10 cursos com notas mais altas entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul. 

Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também