Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

VÍDEO: Vulcão Kilauea, do Havaí, entra em erupção

Foto: Reprodução

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na noite de domingo, dia 20, anunciaram as autoridades locais, alertando sobre uma possível “emissão significativa” de cinzas vulcânicas.

“Começou uma erupção dentro da caldeira do cume do Kilauea”, pouco depois das 21h30min (4h30min em Brasília), disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que informou sobre um terremoto de magnitude 4,4 perto do vulcão, pouco depois da erupção. “A situação está evoluindo rapidamente, e o Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) emitirá um novo comunicado, quando mais informações estiverem disponíveis”, acrescentou.

Imagens divulgadas pelo Parque Nacional dos Vulcões do Havaí mostraram ondas de fumaça vermelha, subindo para o céu noturno. O USGS advertiu sobre uma “emissão significativa de cinzas vulcânicas na atmosfera” e emitiu um código de aviação vermelho para que os pilotos evitem a área ao redor de Kilauea.

O Serviço Meteorológico Nacional disse que os ventos podem empurrar as cinzas para as comunidades do sudoeste da Ilha Grande, motivo pelo qual aqueles com problemas respiratórios devem tomar “precauções extras”. Kilauea, uma popular atração turística localizada na Ilha Grande, é um dos vulcões mais ativos do mundo e está regularmente em erupção desde os anos 1950.

Estado de emergência em 2014

Em 2014, a Ilha Grande declarou estado de emergência, depois que lava incandescente do Kilauea incendiou uma casa e ameaçou toda cidade de Pahoa em seu extremo leste. A Ilha Grande, ou Havaí, é a maior das oito ilhas principais que formam este estado americano no Pacífico, um arquipélago que inclui centenas de pequenas ilhas vulcânicas.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também