Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Geral

Bom Retiro do Sul firma parceria com a Univates para revitalização urbana

Objetivo é manter o patrimônio arquitetônico do município, e revitalizar a cidade baixa

Foto: Fernando Dias / Divulgação

A preocupação em manter o patrimônio arquitetônico e a intenção de revitalizar a cidade baixa, levou a administração municipal de Bom Retiro do Sul a buscar uma parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates).

A parceria foi firmada no dia 6 de janeiro, no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Edmilson Busatto, do Assessor de Gestão Pública e Governança Dr. Carlos Henrique Dullius; da coordenadora do EMAU, professora Jamile Weizenmann; do coordenador do Projeto de Extensão Patrimônio Vivo, professor Jauri Sá; do professor Augusto Alves e da bolsista Caroline Nichel.

O projeto envolve duas frentes de ações. A primeira de requalificação urbana do Centro Histórico de Bom Retiro do Sul, atividade esta que será realizada na disciplina de Requalificação Urbana do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A segunda frente de atividades propõe ações contínuas junto à comunidade, por meio do Projeto de Extensão Patrimônio Vivo. Essa atividade envolve o levantamento e estudo das edificações históricas da cidade, com o mapeamento e registro dos exemplares remanescentes. O convênio prevê também a criação de uma Cartilha de Educação Patrimonial com as edificações históricas do município.

Conforme Carlos Dullius, a parceria com a Univates é um passo importante para o projeto: “Temos a Univates como nossa referência para inovação em projetos de requalificação urbana. Temos que valorizar cada vez mais o desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento, na inovação e nas pesquisas”, salientou.

AI

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Eventos estavam ocorrendo em desacordo com a legislação vigente no enfrentamento ao Covid-19

Não houve ninguém ferido, e o trânsito não chegou a ficar prejudicado no local

Saída de pista foi registrada na manhã deste sábado, dia 15, no Km 366 da rodovia

Corridas terão transmissão ao vivo pelo canal Turismo Nacional no Youtube