Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul recebe 123 doses contra o Covid-19, e inicia vacinação

Foto: Fernando Dias / Divulgação

A Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul iniciou na terça-feira, 19 de janeiro, os procedimentos para dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19. O município recebeu doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Neste primeiro lote foram disponibilizadas 6 milhões de doses para todo o Brasil; 341 mil doses para o RS; 4.240 para o Vale do Taquari e 123 doses para Bom Retiro do Sul. As doses para Bom Retiro do Sul foram entregues pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) aos cuidados da técnica de enfermagem e responsável pela imunização no município, Tânia Maria Linck.

Conforme o secretário da saúde, Paulo Ricardo Marmitt, a vacinação no município para o público prioritário acontecerá em duas fases, com um intervalo de 28 dias entre cada aplicação. Cada pessoa receberá duas doses da vacina.

“A vacinação no município inicia na quarta-feira, 20 de janeiro. Os primeiros a receberem a imunização serão os profissionais da linha de frente no enfrentamento ao Covid-19, idosos com mais de 60 anos que estão em instituições de longa permanência e portadores de deficiência institucionalizados”, relatou Paulo Marmitt.

“O público que está na linha de frente no atendimento de casos de Covid-19 no município será contatado pela Secretaria da Saúde para receberam a vacina. Para a imunização dos idosos e portadores de deficiência e demais do grupo prioritário desta etapa, uma equipe de vacinação do município irá até os locais de residência para aplicação da vacina”, informou o secretário Paulo Marmitt.

Protocolos sanitários devem ser seguidos por todos

Marmitt ressalta a toda a população, até mesmo para aqueles que forem vacinados, que os protocolos sanitários de proteção contra a Covid-19 permanecem.

“O uso de máscara, a higienização constante das mãos, o distanciamento social de 2 metros, assim como evitar qualquer tipo de aglomeração devem ser obedecidos por todos. A vacina proporciona a imunidade, mas o vírus continua circulando. É preciso que todos mantenham todos os cuidados”, enfatizou o secretário.

Para receber a vacina, será necessária a apresentação do CPF ou do Cartão SUS, juntamente com a carteirinha de vacinação.

AI

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também