Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Criminosos planejavam atentado contra prefeito de cidade do Litoral gaúcho

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Sete pessoas foram presas preventivamente nesta quinta-feira, dia 21, após a Polícia Civil descobrir as intenções de membros de uma facção, para atentar contra a vida de Affonso Flávio Angst, o Bolão, prefeito de Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho.

A investigação teve início quando um dos integrantes do grupo foi preso em flagrante no dia 30 de dezembro, portando entorpecentes e um revólver calibre 32. Ao analisar o celular do indivíduo, policiais identificaram as mensagens onde o grupo manifestava o descontentamento com o aumento de efetivo da BM na cidade litorânea. Desde 20 de novembro, 21 alunos soldados da BM intensificam o policiamento no município do Litoral Norte.

“O aumento de ações de policiamento ostensivo na cidade acabou trazendo, de certa forma, um prejuízo no comércio ilícito deles. Eles se incomodaram com isso e acabaram querendo responsabilizar o prefeito, porque ele sempre buscou trazer esse acréscimo de efetivo, foi feita uma divulgação intensa sobre isso. Em mais de um diálogo eles (os criminosos) comentavam que pretendiam, num primeiro momento “dar um susto” no prefeito e depois diziam que ele tinha que “vestir o paletó de madeira”, relata o delegado Adriano Koehler Pinto.

O grupo planejava contratar pessoas de fora e alugar armas para executar o plano, previsto para depois do fim da temporada de verão, quando o efetivo policial diminuísse.  Como a investigação correu em sigilo, o prefeito Bolão só soube sobre a articulação na quarta-feira, dia 20, quando foi informado pelo delegado.

Segundo Koehler Pinto, a quadrilha já atuava há vários anos em Arroio do Sal. Os diálogos iniciaram em novembro, assim que o reforço da Brigada Militar chegou ao município.

“Esses alunos soldados já fizeram algumas prisões e só a presença deles na cidade já significou um certo impeditivo para o tráfico”, destacou o delegado.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também