Giro do Vale / Geral / Grêmio / Inter

Gre-Nal deste domingo marca mais um capítulo da corrida pelo título do Brasileirão

Inter precisa ampliar série de vitórias para seguir no topo, e Grêmio tenta atrapalhar boa fase do rival e se manter na briga

Matematicamente, Inter e Grêmio estão ambos vivos na disputa do título do Campeonato Brasileiro. Mas, inegavelmente, após sete vitórias consecutivas, os colorados encaram o Gre-Nal 429, que será disputado neste domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio, com muito mais chances que os gremistas de sucesso nesta corrida. 

Para a equipe de Abel Braga, a vitória no clássico representa mais um passo fundamental na direção de uma conquista inédita há mais de quatro décadas. Já para os comandados de Renato Portaluppi, os três pontos significam seguir brigando pela taça, mas também representam a interrupção da boa fase do rival.

O Inter chega ao clássico como líder do Brasileirão, condição assegurada com uma vitória sobre o São Paulo, que até então ocupava o primeiro lugar na tabela, na quarta-feira, por 5 a 1, em pleno Morumbi. Nesta partida, Abel colocou em prática uma postura tática treinada na véspera. Ele apertou o adversário contra o seu campo, avançando as linhas e marcando sob pressão a saída de bola. 

Contra o Grêmio, a escalação para início deve ser a mesma – com exceção de Caio Vidal, que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo –, mas a postura não. Abel considera a linha defensiva gremista superior à do São Paulo na saída de bola. Apertá-la poderia abrir espaços generosos para os contra-ataques. Por isso, a tendência é que o Inter busque o resultado desde o início, mas sem a sofreguidão demonstrada no Morumbi. 

Abel não tem dúvidas quanto à escalação. Sem Caio Vidal, ele deve optar por João Peglow, que tem características semelhantes. Thiago Galhardo, que recupera-se de uma lesão muscular na panturrilha trabalhará até a hora do clássico para ficar à disposição, mas mesmo estar pronto, deve começar no banco. Ele era o titular até a lesão, mas foi ultrapassado pelo momento espetacular de Yuri Alberto. 

Além de montar tática e tecnicamente o time, Abel terá que trabalhar o lado psicológico dos jogadores. Afinal, o Inter não vence o seu rival há 11 partidas. “Sinto que o Inter tem entrado intranquilo nos Gre-Nais, querendo mudar essa situação. O adversário, ao contrário, se sente cômodo. Isso não pode acontecer”, avalia Abel Braga. 

O Grêmio não está mais acima na tabela porque empata demais. Renato Portaluppi acredita que duas vitórias contra Inter e Flamengo podem recolocar o Tricolor na briga pela liderança. Em outros Gre-Nais, o treinador já utilizou um esquema com três volantes, o que não pode ser descartado para o jogo no Beira-Rio. Lucas Silva e Matheus Henrique devem jogar. Jean Pyerre, que não vem tendo boas atuações, gera uma certa dúvida. Darlan, Maicon e Pinares são opções para iniciar a partida. 

A principal notícia para o Grêmio é o retorno de Pedro Geromel. A zaga terá sua formação titular. Ele e Kannemann não sabem o que é perder Gre-Nal juntos. No restante, a equipe não deverá ter surpresas.

Campeonato Brasileiro – 32ª rodada

Inter

Marcelo Lomba; Rodinei, Cuesta, Zé Gabriel e Moisés; Dourado, Edenílson, Praxedes e Patrick; Peglow e Yuri Alberto. Técnico: Abel Braga

Grêmio

Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel; Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan (Matheus Henrique), Alisson, Pepê e Jean Pyerre; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 24/01, às 16h

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

No Vale d Taquari a temperatura deve variar entre 8ºC e 17ºC

Equipe de Miguel Ángel Ramírez garantiu manutenção da liderança do grupo B da Libertadores com goleada histórica no Beira-Rio

Agência espacial da China ainda não disse se a parte central do enorme foguete Long March 5B está sob controle ou fará uma descida descontrolada

Três crianças e duas mulheres foram mortas em ataque realizado na manhã da terça-feira, dia 4