Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Grêmio perde de virada e Flamengo é vice-líder do Brasileirão

Foto: Divulgação

Foram dois tempos muito distintos na Arena, na noite desta quinta-feira. Em jogo atrasado pela 23ª rodada do Brasileirão, o Grêmio até saiu na frente do Flamengo. No entanto, após um segundo tempo muito ruim, sofreu a virada e perdeu pelo placar de 4 a 2, praticamente dando adeus às chances de título nacional e se complicando na briga pelo G-4. Já o Flamengo assumiu a vice-liderança e ficou a quatro pontos do Inter. 

O Grêmio abriu o placar no fim do primeiro tempo, com Diego Souza. Em um segundo tempo muito melhor e embalado por grande atuação de Gabigol, com um gol e duas assistências, o Flamengo construiu a virada. Everton Ribeiro e Arrascaeta também anotaram. Diego Souza até voltou a marcar de falta no fim, mas insuficiente para uma reação, já que Isla definiu o marcador, já nos acréscimos.

Com o resultado, o Grêmio estaciona na sexta colocação, com 51 pontos, e vê o Fluminense se aproximar. Já o Flamengo é o novo vice-líder, com 58 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Coritiba, às 16h de domingo.

Diego Souza marca no fim do primeiro tempo

Apesar dos rumores de um possível time misto para a partida contra o Flamengo, Renato Portaluppi mandou a campo uma equipe praticamente titular para o confronto direto pelo G-4, com o que tinha de melhor à disposição. Na zaga, Rodrigues substituiu o lesionado Geromel, que está fora da temporada por lesão no tornozelo. Já na ponta esquerda, Ferreira entrou no lugar de Pepê, que sequer foi relacionado para a partida, e está praticamente vendido ao Porto. 

O jogo começou em velocidade, com diversas trocas de golpes entre as duas equipes, ambas investindo pelos seus setores esquerdos de ataque. O Flamengo optou por acionar mais Bruno Henrique. Já as jogadas do Grêmio passavam quase sempre por Ferreira, que finalizou três vezes nos primeiros quinze minutos. 

Aos 17 minutos, o Flamengo teve sua melhor chance no primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Arrascaeta, Gustavo Henrique venceu a marcação de Kannemann e, de voleio, finalizou bonito. A bola, que já tinha passado por Vanderlei, foi salva por Matheus Henrique. De cabeça, ele tirou o gol do Flamengo.

A partir daí, o Flamengo melhorou. Everton Ribeiro entrou no jogo e os cariocas passaram a ocupar mais o campo do Grêmio, chegando com mais perigo à frente. Primeiro, teve uma oportunidade com Gerson, que chutou cruzado, obrigando Vanderlei a fazer a defesa. Depois, já no fim da primeira etapa, Gabigol recebeu em profundidade e saiu na cara do gol. A bola caiu no pé direito do jogador, que bateu cruzado, sem força.

Apesar de estar em um momento melhor no jogo, foi o Grêmio quem abriu o placar no fim da primeira etapa. Alisson recebeu na direita, conduziu para o meio e levantou com categoria para o meio da área. O centroavante Diego Souza fez o movimento correto, no “facão” entre os zagueiros Gustavo Henrique e o improvisado William Arão e, de peixinho, mergulhou de cabeça para levar o Tricolor em vantagem de 1 a 0 ao intervalo.

Flamengo reage e vira na etapa final

Disposto a virar o jogo para seguir na briga forte pelo título, o Flamengo voltou do intervalo com uma postura muito mais agressiva. E logo foi recompensado com o gol, construído pelo melhor jogador da partida. Gabigol levou a bola para a linha de fundo, e cruzou rasteiro, para Everton Ribeiro apenas complementar para as redes e fazer 1 a 1.

Dois minutos depois, o Flamengo virou a partida, mantendo o ritmo intenso. Arão se projetou a frente e acionou Gabigol. Ele tabelou com Bruno Henrique e recebeu cara a cara com Kannemann. Ele avançou um pouco, mas optou pela finalização antes do drible. E foi muito feliz: de canhota, colocado, bateu no ângulo de Vanderlei, marcando um golaço na Arena. 

Para tentar uma reação após a virada, Renato fez logo uma troca tripla. Tirou de campo Ferreira, Alisson e Lucas Silva, que apresentaram atuações razoáveis ao longo da etapa inicial, e colocou Everton, Luiz Fernando e Maicon, buscando recuperar o meio. Manteve no setor o mais uma vez apagado Jean Pyerre, que não contribuiu ofensivamente.

Mas foi o Flamengo quem ampliou. E em triangulação que lembrou os melhores momentos do time campeão em 2019. A jogada de novo teve participação de Gabigol, que deu nova assistência do lado esquerdo, dessa vez para Arrascaeta. O uruguaio não desperdiçou e anotou o terceiro para os cariocas.

Depois do terceiro, o Grêmio pouco fez. Entregue e sem conseguir reação, demonstrando a fragilidade de quem não conseguiu voltar do intervalo, apenas trocou passes no campo defensivo. A equipe até chegou ao gol de desconto, em linda cobrança de falta de Diego Souza para anotar 3 a 2, mas não resultou em reação.

Até porque, já nos acréscimos, Isla foi acionado por Vitinho e marcou, mesmo sem ângulo, na saída de Vanderlei. O apito final determinou a retomada da vice-liderança e a aproximação ao líder Inter, com diferença de apenas quatro pontos para a ponta. 

Campeonato Brasileiro – Jogo atrasado da 23ª rodada 

Grêmio 2

Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon), Matheus Henrique, Alisson (Luiz Fernando), Ferreira (Everton) e Jean Pyerre (Pinares); Diego Souza (Isaque). Técnico: Renato Portaluppi

Flamengo 4

Hugo; Isla, Arão, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Gerson, Diego (Gomes), Gerson, Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta (Pepê); Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico: Rogerio Ceni

Gols: Diego Souza (44/1T) (41/2T); Everton Ribeiro (12/2T), Gabigol (14/2T), Arrascaeta (20/2T) e Isla (47/2T)

Cartões amarelos: Diego Souza, Diogo Barbosa, Pinares, Kannemann e Matheus Henrique (Grêmio); Gustavo Henrique, Bruno Henrique e Vitinho (Flamengo) 

Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 

Data e hora: 28/01, às 20h

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também