Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Inter vira o jogo no final, quebra o jejum no Gre-Nal, e se consolida na liderança do Brasileirão

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação

O Inter venceu o Grêmio, por 2 a 1, na tarde deste domingo, dia 24, no estádio Beira-Rio de virada. O gol da vitória ocorreu aos 53 minutos em cobrança de pênalti. O lance gerou muitas reclamações por parte dos jogadores e comissão técnica do Tricolor.

Com a vitória, o Colorado chega aos 62 pontos e amplia para quatro a diferença para o São Paulo, vice-líder com 58 – que apenas empatou ontem. De quebra, com a derrota do Flamengo neste domingo, a equipe comandada por Abel Braga é a única que só depende de si para ser campeã. Já o Tricolor segue na sexta colocação, com 51.

Agora com oito vitórias seguidas no campeonato, o Inter volta a campo para enfrentar o Bragantino, no próximo domingo, às 18h15min, no estádio Beira-Rio. Já o Grêmio enfrenta o Flamengo, na quinta-feira, às 20h, na Arena, em jogo adiado da 23ª rodada. 

Inter cria oportunidades, mas placar não sai do 0 a 0

O Inter teve as melhores oportunidades e pressionou mais o Grêmio do que sofreu ataques do tradicional adversário. Logo a três minutos, o Colorado criou a primeira oportunidade. Praxedes recebeu passe na marca do pênalti e bateu forte. Vanderlei, no reflexo, defendeu.

A partir dos nove minutos, o Tricolor reagiu e passou a ter mais presença ofensiva. Aos 11, Lucas Silva rolou a bola para Victor na intermediária e o lateral bateu forte. A bola acabou indo na coxa de Cuesta e saiu pela linha de fundo. Depois deste lance, só o Inter criou oportunidades e teve o domínio das ações ofensivas. O Grêmio não levou nenhum perigo a meta de Marcelo Lomba.

Aos 24, Peglow lançou Yuri Alberto nas costas da defesa do Grêmio, mas Vanderlei saiu da meta se antecipando ao centroavante e fez a defesa. Quatro minutos depois, mais pressão colorada: Edenílson cruzou da direita de ataque para Yuri, que deu um toque para o lado e chutou. Geromel se lançou ao chão e com o pé conseguiu empurrar a bola pela linha do fundo.

O Inter quase abriu o placar aos 36, quando Praxedes lançou para Yuri Alberto, que chutou. Vanderlei ainda tocou na bola, antes dela acertar poste e sair pela linha de fundo. Dois minutos depois, não teve bola na rede, mas os gremistas tiveram muito a lamentar: Geromel saltou e caiu torcendo o tornozelo esquerdo. Imediatamente chamou o atendimento e com a mão no rosto reclamava de muitas dores no local. Chorando, o zagueiro deixou o gramado de maca e foi substituído por Rodrigues.

Yuri Alberto tentou de novo em seguida. O atacante recebeu passe de Praxedes na intermediária, aos 43, deu um toque para o meio e chutou, mas a bola saiu fraca para defesa de Vanderlei. 

Grêmio sai na frente e Inter vira nos descontos

O segundo tempo começou muito parecido com o primeiro, com o Inter pressionando e perdendo oportunidades. Aos sete, Praxedes roubou a bola de Matheus Henrique no meio de campo, avançou com quatro companheiros próximos, mas arriscou de fora da área sobre o poste superior de Vanderlei. Um minuto depois, Peglow perdeu a melhor oportunidade do Inter até aquele momento da partida. Moisés cobrou lateral para Yuri Alberto, que girou e cruzou para o meio da pequena área. Peglow apareceu sem marcação, mas bateu e a bola saiu sobre a meta de Vanderlei, que já estava batido no lance.

Aos 12, Abel Braga colocou Maurício na vaga de Peglow. Só que, por aí, o Grêmio começou a crescer na partida. A primeira boa oportunidade do Grêmio foi aos 16. Jean Pyerre recebeu passe de Diogo Barbosa pela esquerda de ataque, cortou para o interior do campo e bateu em curva. Marcelo Lomba saltou e fez defesa segura.

Com o Grêmio melhor em campo, as oportunidades foram aparecendo. Diego Souza recebeu aos 18 dentro da área, próximo à linha de fundo, e bateu forte. Lomba espalmou e a defesa ficou com a bola. Nove minutos depois, ele apareceu de novo. Jean Pyerre deu excelente lançamento para Diego Souza, nas costas da defesa. O centroavante bateu cruzado, mas a bola saiu à esquerda de Lomba.

Aos 28, entram no Grêmio o atacante Ferreira, o volante Maicon e o atacante Luiz Fernando e saíram Lucas Silva, Alisson e Pepê. Dois minutos depois, Victor Ferraz cruzou da direita, Diego Souza cabeceou, a bola passou por toda a área e saiu pela linha de fundo. Um minuto depois, o Grêmio abriu o placar.

Lucas Ribeiro perdeu a bola para Diogo Barbosa no meio campo. O jogador gremista aproveitou e avançou em alta velocidade e passou para Diego Souza. Dessa vez ele não chutou e só encostou para Jean Pyerre, sozinho, que bateu cruzado e correu para o abraço.

Atrás no placar, Abel Braga mexeu. O técnico colocou em campo Marcos Guilherme e Abel Hernández para as saídas de Praxedes e Patrick. Aos 40, ainda entraram Uendel e Nonato para as saídas de Moisés e Rodrigo Dourado. E, partindo para o abafa, o empate veio, aos 45. Cuesta levantou da intermediária, Abel cabeceou para o chão e deixou tudo igual.

Aos 49, Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti após Edenilson cabecear e Kannemann cortar a bola. Para o árbitro, a bola bateu no braço do zagueiro gremista. Após minutos de muita reclamação – que se estendeu até depois do apito final –, em razão do juiz não ter consultado o VAR, Edenilson pegou a bola para a cobrança. Poderia ser ali o fim de um jejum que vinha desde 2018 sem vitórias no clássico.

Edenilson partiu e bateu sem chances para Vanderlei. Gol, virada e disparada na tabela. O Inter, a seis rodadas do fim do Brasileirão, não vê ninguém a sua frente.  

Campeonato Brasileiro – 32ª rodada

Inter 2
Marcelo Lomba; Rodinei, Cuesta, Zé Gabriel e Moisés (Uendel); Dourado (Nonato), Edenílson, Praxedes (Marcos Guilherme) e Patrick (Abel Hernández); Peglow (Maurício) e Yuri Alberto. Técnico: Abel Braga

Grêmio 1
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel (Rodrigues); Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon), Matheus Henrique, Alisson (Luiz Fernando), Pepê (Ferreira) e Jean Pyerre (Pinares); Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

Gols: Jean Pyerre (31min/2ºT) e Abel Hernández (45min/2ºT) e Edenílson (53min/2ºT)
Cartões amarelos: Moisés (I) e Victor Ferraz e Diego Souza (G)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP/Fifa)
Auxiliares: Danilo Manis (Fifa) e Miguel Ribeiro da Costa (ambos de SP).
Árbitro do VAR: Wagner Reway (PB).
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também