Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Lajeadense morre afogado em cascata no município de Maratá

Foto: Reprodução / Facebook

Um jovem, morador de Lajeado, morreu afogado em um riacho na cidade de Maratá, no Vale do Caí, nesta quarta-feira, dia 6.

O Corpo de Bombeiros de Montenegro foi acionado pela Brigada Militar por volta das 18h para atender a ocorrência. Segundo a corporação, o fato se passou na conhecida Cascata Vitória, no Arroio Brochier, próximo da área central da cidade.

Samuel Leandro Schwingel, 26 anos, estaria se banhando no local quando, conforme amigos, desapareceu nas águas. Após cerca de meia hora de buscas, ele foi localizado já sem vida. O corpo foi retirado da água, sendo acionada a Polícia Civil. A necropsia será feita no DML de Lajeado.

Segundo a prefeitura de Maratá, o local onde ocorreu o afogamento, fica na Rua Miguel Schneider, no Parque da Cascata Vitória. A queda d´água tem 30 metros de altura. O parque conta com infraestrutura completa para os turistas.

Confira a nota publicada pela prefeitura de Maratá comentando o caso:

“Nota de esclarecimento (Morte de jovem no Parque Cascata Vitória)

O Município de Maratá vem esclarecer alguns fatos acerca do afogamento de um jovem no final da tarde dessa quarta-feira, 06, no Parque Cascata Vitória. Primeiramente, o Município de Maratá lamenta profundamente a perda do jovem lajeadense, de 28 anos, e se solidariza com a família.

É importante salientar que o parque está concedido à iniciativa privada, que realiza a manutenção e é responsável pelo local. No entanto, há regras, definidas por lei, que os turistas devem cumprir para que possam desfrutar das belezas naturais com mais conforto e segurança.

Cabe destacar:
– Existe área demarcada para banho, em local que oferece mais segurança;
– O banho é permitido somente com a presença de salva-vidas aos finais de semana e feriados, das 13h às 19h;
– O grupo de turistas do qual o jovem fazia parte recebeu o ticket de orientações e normas que é entrega a todos os demais turistas;
– O grupo recebeu orientações verbais por diversas vezes;
– De acordo com a administração do parque, o afogamento ocorreu cerca de 10 metros depois da área demarcada para banho, ou seja, o jovem assumiu o risco contra a própria vida.

Reforçamos que o município já tomou uma série de medidas, inclusive elaborou leis, para que os turistas possam aproveitar a natureza e todos nossos pontos turísticos com mais segurança. Esses esforços se comprovam, pois a última morte ocorrida em um dos parques foi em 2014, há 7 anos.

Cabe reforçar a todos o quanto é importante respeitar as regras determinadas para o bom convívio nos parques municipais de Maratá, inclusive para que vidas sejam protegidas. Vale o alerta para que as pessoas sigam as orientações verbais e também expostas em folders, tickets, placas e demarcações.”

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também