Giro do Vale / Política

RS diminui em R$ 1,8 bilhão a dívida do caixa único do governo

Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite nas redes sociais

Foto: Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta terça-feira que a dívida do caixa único foi reduzida em quase R$ 1,8 bilhão em 2020. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o chefe do Executivo estadual afirmou que a redução contribuiu para a regularização da folha salarial dos servidores e dos pagamentos de fornecedores.  

O caixa único foi criado há 30 anos e reúne mais de 400 contas correntes, incluindo aquelas que pertencem aos poderes e órgãos autônomos, autarquias, empresas públicas e aquelas destinadas a receber recursos de convênios e fundos do Executivo. 

Leite exaltou o papel da Secretaria da Fazenda liderada por Marco Aurelio Cardoso. “Foi um trabalho de todos os servidores da Fazenda feito para reduzir este que é um dos maiores passivos do Estado, nos permitindo reverter uma década de acúmulos de dívidas do tesouro”, explicou. 

Leite destacou ainda que a redução é importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul porque dá mais credibilidade ao Estado e movimenta a economia gaúcha. 

O anúncio faz parte de um processo de mudança de discurso do governo do Estado em relação às finanças, conforme antecipado pelo Correio do Povo, nesta segunda-feira. Na prática, se tudo sair de acordo com os planos do Executivo, Leite vai mesmo conseguir mostrar uma recuperação financeira surpreendente, oriunda de diferentes movimentos, sendo o mais vistoso a finalização das privatizações do setor energético (as companhias de eletricidade e gás), que garantirá um ingresso bilionário de recursos.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

No Vale do Taquari a temperatura fica entre 22ºC e 33ºC

Até o momento, o Estado já recebeu 511,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Recursos enviados pelas regiões de Taquara, Guaíba e Passo Fundo, foram indeferidos pelo Gabinete de Crise do Governo Estadual

Ele estava de posse de uma moto em situação de furto/roubo, e fracionava crack no momento da abordagem