Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vale do Taquari passa a ter um Centro de Atendimento ao Turista

Autoridades regionais participaram do evento de inauguração. (Foto: AI Amturvales / Divulgação)

Foi inaugurado, o Centro de Atendimento ao Turista do Vale do Taquari (CAT). O ato ocorreu na noite da quarta-feira, dia 20, e contou com a presença de autoridades da região e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni. O espaço fica junto ao pórtico de entrada do Parque Histórico e Lajeado.

O CAT é uma realização da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, com parceria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lajeado.

O espaço, que estará aberto, com atendimento de uma guia de turismo, inclusive aos finais de semana, propõe-se a ser um centro de referência para o visitante, um local para a divulgação da cultura, das opções turísticas, da produção e dos empreendimentos industriais, comerciais e serviços do Vale do Taquari, proporcionando visibilidade da região.

CAT fica junto ao Parque Histórico de Lajeado. (Foto: AI Amturvales / Divulgação)

Na solenidade de inauguração, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, destacou a organização da região. “O Vale tem aptidão, vocação e pró-atividade. Além disso, qualidade no trabalho dos empreendimentos, da Amturvales e do poder público. Inaugurar este espaço regional e compartilhado é mais uma etapa da consolidação do turismo regional”, observou.

O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, deu ênfase ao crescimento que o turismo vem tendo na região nos últimos anos. “Temos um potencial incrível, vamos aproveitar. Sempre trabalhando de forma coletiva, porque turismo não se faz isoladamente”. Arenhart salientou ainda a importância do Trem dos Vales: “Esse é um produto que pode fazer toda a diferença para o Vale”, reforçou.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, também se pronunciou e destacou a importância do CAT para revigorar o próprio Parque Histórico. “Precisamos que este parque esteja repleto de pessoas, porque as pessoas são importantes. Aí o parque será o atrativo que merece ser”, avaliou.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Celso Kaplan, esteve presente na solenidade. Ele permanece na entidade até o fim de janeiro, quando o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, será empossado como o novo presidente. Kohlrausch garantiu o empenho da Amvat, durante o seu mandato, para fortalecer o turismo regional. “Turismo é um produto, é uma base de sustentação econômica. É momento de investirmos nisso para a região fazer a diferença nesse segmento”, analisou.

AI

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também