Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grêmio vence o Athletico-PR e se garante na Libertadores 2021

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio / Divulgação

O Grêmio até alcançou o único objetivo que lhe restava na temporada no Brasileirão, venceu o Athletico-PR por 1 a 0 e está classificado à Libertadores 2021. No entanto, a atuação foi, mais uma vez, na mesma toada do que apresentou ao longo de boa parte do ano. Pouco inspirado, segue preocupando o torcedor para as finais da Copa do Brasil. Ainda assim, as trocas de Renato para o segundo tempo funcionaram, e o Tricolor assegurou os três pontos na partida disputada na Arena, válida pela 37ª rodada. 

O único gol da partida foi marcado no segundo tempo. Em jogada com a participação de Churín, Thaciano anotou para o Grêmio, com dois atletas que saíram do banco para construir a vitória. 

Com o resultado, o Grêmio se garante ao menos na pré-Libertadores. Vai a 59 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Santos, primeiro time fora da zona de classificação. Agora, busca vaga direta com o título da Copa do Brasil. O Tricolor volta a campo pela competição contra o Bragantino, fora de casa, às 21h30min, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. 

Primeiro tempo pouco inspirado do Grêmio 

O técnico Renato Portaluppi iniciou a partida com uma equipe bastante modificada. Kannemann retornou ao sistema defensivo, e conseguiu ser um dos poucos destaques na etapa inicial. No gol, Paulo Victor substituiu Vanderlei, e conseguiu fazer intervenções importantes quando requisitado. O meio ficou descaracterizado, com Lucas Silva, Darlan e Everton.

O Tricolor até começou melhor. Logo no primeiro minuto, após escanteio, o árbitro chegou a ouvir o VAR sobre um possível pênalti, mas a infração foi descartada. A melhor chance foi aos sete minutos, e sequer foi uma finalização propriamente dita. Após boa troca de passes, com uma trama que passou por vários jogadores, e sempre pela esquerda, Pepê cruzou do bico da grande área buscando Isaque. Ele pegou mal na bola, meio de ombro, e mandou para tiro de meta. 

Mas a superioridade do Grêmio durou pouco. Após os primeiros bons 15 minutos, o Athletico-PR se encontrou em campo. Passou a ficar mais com a bola, e chegou com perigo algumas vezes à frente, especialmente com a velocidade de Nikão, que levou vantagem pessoal e acionou Leo Citadini com perigo em pelo menos três oportunidades. Kannemann conseguiu intervir na melhor delas, evitando o gol. 

Já o Grêmio foi pouco criativo ao longo de quase todo o primeiro tempo. Abusou das tentativas pela esquerda, em tramas que quase não resultaram em lances efetivos, especialmente acionando Diogo Barbosa e Isaque. Lucas Silva, por sua vez, se projetava à frente, mas também não contribuiu. Assim, a partida foi ao intervalo em 0 a 0. 

Thaciano marca e garante a vitória 

Para tentar modificar o cenário de pouca criação na etapa inicial, Renato Portaluppi modificou três peças logo na volta do intervalo. Saíram Darlan, Isaque e Everton, todos muito discretos, para as entradas de Thaciano, Jean Pyerre e Ferreira. 

As trocas melhoraram o meio campo do Grêmio, e o sistema ofensivo passou a levar perigo. Primeiro, com Jean Pyerre. O meia recebeu bola escorada e bateu colocado, da entrada da área, obrigando Santos a fazer grande defesa. Depois, passou a jogar mais pela direita, acionando Thaciano, que foi voluntarioso nas suas participações.

No entanto, mais uma vez o Grêmio apresentou problemas que vinha demonstrando nos últimos jogos. A equipe sentiu fisicamente e caiu de produção. Diego Souza, que até participou na primeira etapa, caiu de produção e foi sacado para a entrada de Churín. 

As substituições de Renato acabaram sendo fundamentais para construir a vitória. Após jogada que passou por Churín, a bola chegou até Thaciano que, em um lance estranho, de bate rebate. Mas ele garantiu a vitória Tricolor por 1 a 0, com um chute forte, que o goleiro Santos não alcançou. Na comemoração, a festa de quem está na Libertadores mais uma vez. 

Campeonato Brasileiro – 37ª rodada

Grêmio 1

Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan (Thaciano), Lucas Silva, Everton (Ferreira), Isaque (Jean Pyerre) e Pepê; Diego Souza. Tècnico: Renato Portaluppi

Athletico-PR 0

Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian, Leo Cittadini, Jadson e Nikão; Carlos Eduardo. Técnico: Antônio Oliveira

Gols: Thaciano (31/1T)

Cartões amarelos: Darlan (Grêmio); Nikão (Athletico-PR) 

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 21/02, às 18h15min

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também